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10 Mudanças e tendências para o mercado da Beleza

10 Mudanças e tendências para o mercado da Beleza

 

O mercado de beleza e cosmética é hoje um dos segmentos que está mais favorável e em alta no país. A procura por uma boa aparência e bem-estar sempre acontece, isso faz com que o mercado não seja sazonal, mas sim muito dinâmico e vantajoso. Porém com a chegada da pandemia, muitos hábitos e grandes mudanças na forma de consumo de produtos e serviços ocorreram. Sendo necessário a empreendedores da área repensarem seu negócio e se reinventarem na hora de atender seus clientes. Algumas mudanças e tendências já estão impactando o mercado outras serão necessárias adaptações.

Confira abaixo algumas tendências e mudanças deste mercado:

1-Consciência do “menos coisas, mais experiências”

Seja por questões financeiras ou por falta de acesso a lojas físicas, muitos consumidores vão repensar suas compras e aquisições, e a real necessidade de adquirir um produto ou serviço, reduzindo assim o consumo de itens que não sejam essenciais. O viver experiências será mais forte que a necessidade de consumir bens. Não quer dizer que as pessoas vão deixar de consumir, mas sim, consumir de forma mais consciente. As empresas que utilizarem da criatividade em gerar valor ao cliente serão muito mais valorizadas e reconhecidas pelos consumidores.

2- Atendimento seguro

Com a pandemia os hábitos de higiene e limpeza devem ser ainda mais intensificados em salões e clínicas de estética. Diversas adaptações como materiais e uniformes descartáveis, esterilização térmica e química além de medidas de biossegurança, que são o conjunto de procedimentos e adaptações e têm por objetivo dar proteção e segurança ao cliente e ao profissional. Porém, tais hábitos impactam diretamente na gestão e custos das organizações, como a precificação que pode ser reajustada e repassada diretamente ao cliente.

3- Hábitos do consumidor

Muitos serviços tiveram redução parcial e até total de suas atividades, devido ao isolamento social que promoveu a baixa movimentação de pessoas em lojas, shoppings e ruas, o trabalho em home office ou até mesmo pela disciplina financeira que o momento exige. Então como fazer para esse cliente consumir? Ou desejar consumir? O intenso e ativo trabalho nas redes sociais se faz necessário mais do que nunca para que a empresa seja vista, lembrada e tenha seus produtos e serviços adquiridos pelas pessoas.

4- Especialização

Nesse momento que muitas atividades estão restritas de serem desempenhadas, a profissionalização é fundamental para o retorno futuro dos profissionais da beleza. Investir em cursos online (pagos ou conteúdos gratuitos), acompanhar notícias, redes sociais ativas e com conteúdo relevante. Além de atenção as tendências e novas formas de consumo das pessoas. A especialização fará diferença ao profissional bem preparado que demonstrar conhecimento e novas técnicas ao seu cliente. Também será fundamental para a retomada profissional no mercado de trabalho competitivo. Além da especialização, o empreendedor deve dar atenção e estar preparado para ter um maior controle e gestão eficientes de sua empresa.

5- Delivery de beleza

Com loja fechadas, o delivery de beleza é a grande proposta para essa área nesse tempo de isolamento. Porém para atrair o interesse do consumidor a presença digital deve ser intensa! Postagens diárias, stories,  com conteúdos relevantes e que atraiam a atenção, se atenta aos desejos e necessidades de consumo. E claro, a facilidade de contato e aquisição, proporcionando segurança de compra ao cliente.

6- Beleza masculina

Eminentemente o segmento de beleza masculina teve alto crescimento em pouco tempo. Os homens reconheceram a importância e o prazer de se cuidar. O setor de cosméticos como pomadas modeladoras, óleos e acessórios para barba possuem exponencial crescimento assim como barbearias e salões de beleza especializados na beleza masculina, o segmento permanecerá em alta no mercado pós pandemia.

7- Benchmarking

Benchmarking é análise das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor e que podem ser replicadas na sua organização. Entre seus benefícios estão a redução de custos, aumento na produtividade, aumento na margem de lucro, além de identificação de novas tendências, assim vem a possibilidade de se antecipar em relação a outros concorrentes. Mas atenção, o que funciona para um concorrente pode não se adequar para a sua estrutura e empresa, por isso analise a viabilidade de cada prática para o seu negócio.

8- D.I.Y (Faça-você-mesmo)

Quem nesse isolamento social precisou improvisar um tratamento para o cabelo, cuidado facial, sobrancelha, barba ou fazer a sua própria unha? Investir em produtos, kit de beleza e conteúdos informativos que facilitem e auxiliem as pessoas no cuidado pessoal e incentivem a consumirem no conforto e segurança de casa.

9- Cadeia produtiva e marcas

O consumidor é cada vez mais exigente em suas escolhas. Quer saber a procedência e origem do produto. Como exemplo, se a empresa não faz testes em animais (cruelty free), qual bandeira e ideais a empresa segue e compartilha. Marcas educadoras, que sejam a favor da educação, que apoiem ações, conscientizem e ampliem o conhecimento dos clientes através de conteúdos informativos. Assim o consumidor deseja ir além querendo ser um seguidor da marca e do conceito proporcionado a ele.

10- Mercado de beleza natural, orgânico, vegano, cruelty free e biodinâmico

O consumo de produtos orgânicos, veganos e naturais chegou à indústria de cosméticos. Não somente na alimentação, o consumidor quer saber o que de fato contém no produto que está consumindo, como e que matéria prima é produzido o cosmético. E a busca por serviços de beleza que utilizem e atendam com esses produtos e sigam o estilo de consumo.

 

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