Marielle Campos Martins e Narliane Martins
O tempo não para
É comum ouvir alguém dizer que tem a impressão que a cada dia a velocidade das mudanças acelera e que acompanhá-las está ficando mais desafiador com o passar do tempo. Surge uma insegurança de não conseguirmos nos manter posicionados no mercado e uma ansiedade de vislumbrar o futuro.
O mundo VUCA
Quem trabalha no setor de beleza, certamente tem se perguntado como será a beleza do futuro, pesquisado as tendências e se preparado. Meio a capacitações, prospecções e investimentos uma certeza sempre nos acompanha:
O futuro é incerto!
A experiência do cliente
A boa notícia é que algumas coisas são atemporais! Quer um exemplo? Só performa quem tem orientação para as pessoas, sejam elas os clientes, colaboradores, fornecedores e /ou parceiros. Independente das tendências de estilo, todo negócio é feito de relacionamentos. Destaco portanto, que a EXPERIÊNCIA DO CLIENTE é o principal determinador de sucesso do seu empreendimento. É o que determina se ele voltará a contratá-lo e se ele indicará seu empreendimento para outras pessoas.
É preciso olhar além
Para compreendermos a beleza do futuro, vamos refletir sobre os porquês dos serviços e produtos deste setor se tornarem tão expressivos na economia mundial. Se você compreender isso, estará preparado para o futuro.
Vem comigo!
Ao longo da história da humanidade, a cada época e nos diferentes lugares, padrões de beleza foram sendo validados na busca incessante do ser humano definir o que é o belo e ser bem visto aos olhos da sociedade. A resposta para a questão está clara: não existe um padrão!
Portanto, para proporcionar uma experiência positiva para seu cliente a dica é compreender e focar nas palavras a seguir:
Diversidade
Se dá graças a miscigenação entre os povos que são, ao mesmo tempo, bonitos e diferentes.
Fonte: www.bayerjovens.com.br
Estilo Próprio
É basicamente as verdades do sujeito expressadas para o mundo externo, com o equilíbrio da IDENTIDADE, PERSONALIDADE e o dia-a-dia. Além disso o estilo próprio está estreitamente relacionado com a autoestima.
Autoestima
Pode ser compreendida como a autoavaliação embasada na sua percepção. Que pode gerar bem estar ou não, inferindo na satisfação física e mental.
Autenticidade
É crescente a procura por produtos e prestação de serviços mais personalizados que valorizem e realcem a genuinidade do ser, o estilo próprio na busca da sua melhor expressão.
Propósito
Quanto mais acelerados, curtos e sobrecarregados parecem os dias, mais relevante se torna o setor de beleza, ao ter a oportunidade de ajudar no restabelecimento da autoestima e bem-estar do cliente para combater o estresse, as angústias, tristezas e o mal estar sentidos devido às pressões sofridas no dia a dia.
E como você pode fazer isso?
O empreendedor deve buscar se diferenciar no mercado por meio da criatividade, qualificação técnica, qualidade dos produtos, foco nas pessoas, gestão e entrega de excelência ao cliente.
A dica é que, independente do ramo de prestação de serviço ou do produto que irá oferecer, o empreendedor deve ter como foco na potencialidade da beleza genuína do cliente e proporcionar para ele uma experiência extraordinária.
Bióloga, mestranda em Sustentabilidade, especialista em Gestão Integrada de Territórios e Gerenciamento de Projetos.