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Abri meu espaço de beleza, e agora?

Abri meu espaço de beleza, e agora?

Diferente do que muitos pensam para abrir um negócio não basta apenas ter uma ideia, uma profissão e aplicá-la com excelência. Algo que pode ser divisor de águas na vida de qualquer negócio é a gestão empresarial que quando feita com eficiência e eficácia, atentando-se aos processos administrativos e a instrumentos de trabalho que podem auxiliar na execução de atividades da empresa, pode ser a chave do sucesso do seu negócio.

Algo que me chamou a atenção em contato com empresárias(os) que fazem parte do mercado da beleza é que se veem como profissionais que fazem uma entrega do produto e/ou serviço de excelência, mas não se veem como donos (as) de um negócio, algo que pode dificultar o crescimento e desenvolvimento do espaço de beleza no qual fazem parte.

Pensando nisso, reuni algumas dicas para você profissional empresário, que começou seu negócio, tem o seu espaço, mas está com algumas dificuldades em como se inserir, de fato, no estilo de vida: empreendedor. Confira abaixo:

1. Ser um profissional de excelência

De que maneira?

Vivemos hoje a era da informação e da inovação, um profissional de excelência não se acomoda, sempre busca informações do que está em alta no mundo e no mercado para oferecer aos clientes. Empenha-se em entender quais são as tendências, quais os perfis do consumidor e como tudo isso tem mudando de acordo com o tempo e de acordo com os acontecimentos, sempre buscando seu diferencial competitivo e sabendo adequar seu produto ou serviço aos desafios propostos para o mercado. É alguém que busca capacitar-se constantemente para oferecer ao seu cliente uma experiência e uma entrega única.

2. Ser um gestor de excelência e posicionar-se dessa forma.

O que isso significa?

Um profissional do mercado da beleza, nem sempre, se vê como um gestor de negócios, um empreendedor. Assim, o foco, na maioria das vezes, está em: “preciso de clientes e preciso fazer a entrega do meu serviço”. Só que nem sempre a parte de gestão ganha espaço na rotina desse profissional o que pode dificultar essa entrega e pode prejudicar a saúde da empresa, especialmente na área administrativa e financeira.

Como assumir o papel de gestor?

- Capacite-se nas áreas em que tem dificuldade e aprimore as áreas que tem facilidade;

- Seja organizado(a) e comprometido, acrescente na sua rotina um momento para trabalhar nos aspectos administrativos e financeiros da sua empresa;

- Estude e conheça sua empresa;

- Sempre busque informação sobre a economia, política e se mantenha sempre atualizado, pois esses fatores direta ou indiretamente impactam os negócios;

- Ouça clientes, funcionários e parceiros, sempre há no que melhorar e um feedback externo, pode apresentar situações que você, como gestor, não consegue identificar;

- Tente se antecipar e se preparar para adversidades não programadas, a fim de minimizar impactos negativos na empresa;

- Busque promover um bom clima organizacional, não só para os clientes, mas também para parceiros e colaboradores.

3. Experiência do cliente

Você já parou para pensar na importância de um atendimento de excelência? Como você avalia a experiência do seu cliente na sua empresa?

O atendimento de excelência é de extrema importância, pois é pelos clientes que estamos à serviço e garantir uma entrega eficiente e eficaz é imprescindível para a satisfação dos clientes e para o sucesso do seu negócio.

É algo que começa em um atendimento inicial (recepção, telefone, WhatsApp, Instagram, Facebook, etc.), e se estende por todos os âmbitos da entrega do serviço até a conclusão dele e o pós atendimento.

É muito importante se atentar a detalhes e desenvolver um bom relacionamento com o cliente, a fim de que esteja sempre próximo de cada um deles e não se esqueça da cordialidade que também é um fator valoroso.

4. Acesso a informação

Algo extremamente importante é que seus clientes conheçam sua empresa, seus produtos e/ou serviços e fazer com que essas informações cheguem até eles, de forma atrativa e interativa tende a impactar positivamente desde o primeiro contato e pode inclusive, impulsionar as vendas.

De que forma?

Vivemos hoje a era do digital, da informação e das mídias sociais, esses recursos quando bem usados, podem fazer a diferença na vida de todos os envolvidos com seu negócio, desde você empresária(o), colaboradores, mas principalmente, até seus clientes. 

Ser empresária(o), gestor de um negócio, nem sempre é fácil, mas vale lembrar que os desafios do crescimento e as dificuldades existem para serem superadas. 

                    “Se você pode sonhar, você pode realizar” - Walter Disney.

Qual você já aplica no seu negócio? me conta? 

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