[ editar artigo]

Beleza - Impactos da Covid 19

Beleza - Impactos da Covid 19

O Sebrae disponibilizou uma pesquisa sobre os impactos da Covid 19 nos pequenos negócios.

Confira o que está acontecendo e como as empresas estão lidando com esse cenário.

Sobre o funcionamento e operação

Enquanto que, na pesquisa de abril, só 23% das empresas do segmento estavam operando, quase quatro meses depois, 68% já estavam de portas reabertas. Esse dado parece ressaltar que, pelo menos na esfera econômica, o pior da crise parece já ter ficado para trás.

Impacto nas vendas

No segmento de beleza, 88% dos empresários registraram queda no faturamento mensal. Vale ressaltar que em algumas cidades  esses estabelecimentos estão fechados. Como é um setor que vem sofrendo um impacto grande com a pandemia, pesquisas apontam um crescimento lento para alguns Serviços de Beleza.

Na pesquisa apenas 4% dos entrevistados declararem que seu faturamento mensal aumentou , no geral, o segmento apresentou uma leve melhora em comparação ao início de junho.

Ainda sobre adaptação do negócio e vendas, a crise acabou causando uma transformação digital acelerada dos pequenos negócios. Nesse sentido, 56% dos empresários de beleza estão vendendo produtos ou serviços de maneira digital. Desses, o WhatsApp é o aplicativo mais usado (89%), seguido pelo Instagram (69%), Facebook (53%) e site próprio (17%).

Pessoas

De acordo com os entrevistados 31% disseram ter suspendido o contrato de trabalho. E 46% não tomaram nenhuma medida citada na pesquisa.

Retomada Segura

Para uma retomada responsável, segura e consistente, a implementação de protocolos de segurança por parte das empresas é essencial. Nesse sentido, apenas 12% dos empresários do ramo não conhecem os protocolos estabelecidos pelo poder público; e 58% conhecem e implementaram.

Crédito

Considerando todos os respondentes na pesquisa 62% não buscaram crédito.

Se você tiver interesse em conhecer a pesquisa na integra, é só colocar nos comentários que te envio.

Para receber mais informações sobre o setor, participe da Comunidade Serviços de Beleza.

 

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Maria Fernanda Miotto Reis
Maria Fernanda Miotto Reis Seguir

Uma meta sem um plano é somente um desejo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você