[ editar artigo]

Como estou com a minha gestão financeira?

Como estou com a minha gestão financeira?

Boa tarde Comunidade, como vocês estão, tudo bem? Sou o Guilherme, consultor de Finanças e Planejamento Empresarial, há 12 anos, como credenciado junto ao SEBRAE , estou aqui para comentar um pouco sobre Finanças. Na verdade, é um tema que a grande maioria das pessoas tem muita dificuldade, por isso, a minha intenção nestes encontros é de amenizar esse assunto.

Caso vocês possam me acompanhar vamos desmistifica-lo. Nesses anos de consultoria atendi diversos empresários de salão de beleza e com raras exceções, a fala era sempre a mesma: estou com problemas no financeiro, então, vamos começar por aqui, finanças não é o problema e sim a causa, pois, com certeza o problema está em outros setores e acaba impactando no financeiro.

Neste segmento que vocês estão inseridos são exímios no que fazem, ou seja, excelentes no operacional e acabam deixando a gestão financeira sempre para depois, muitas vezes, acabam terceirizando esse trabalho para colaboradores, que às vezes pouco conhecem sobre o assunto.

Por se tratar do primeiro encontro gostaria que refletissem sobre alguns pontos:

-Tenho informações corretas sobre: saldo de caixa, situação financeira dos próximos 90 dias, valor dos estoques, o montante das despesas fixas??

- Tenho conhecimento do lucro ou prejuízo da empresa?

- O meu preço está adequado com a realidade de mercado? Estes cobrem os meus custos?

- Existe mistura do dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa?

Ok, feita esta reflexão, podemos dizer, vocês deram um duro danado para iniciar o seu negócio, e este começou pequeno e, à medida que foi prosperando, com certeza, a gestão financeira não acompanhou esse ritmo, então...

No próximo encontro iremos entrar no tema “Gestão Financeira” propriamente dita, pois, este momento é crucial para nos reinventarmos e buscarmos nos atualizar para fazermos tudo diferente, inclusive no financeiro.

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você