[ editar artigo]

Como fazer uma boa administração de salão de beleza?

Como fazer uma boa administração de salão de beleza?

No setor da beleza além de ter habilidades técnicas  a questão administrativa também não deixa de ser primordial para um negócio dar certo.

Para ter uma gestão de sucesso o gestor precisa ter organização e rotina para melhorar seus resultados financeiros e garantir um negócio sustentável.

Vamos aos passos principais!

1. Planejamento

O planejamento é o primeiro passo de qualquer empresa bem-sucedida. Aqui, o gestor define o rumo do negócio. Dentre eles, podemos destacar:

  • investimento inicial;
  • concorrência;
  • equipamentos e materiais necessários;
  • regulamentação do setor e capital de giro;
  • ter uma rotina, que inclui: controle do que deve ser realizado e o que já foi realizado, defina e respeite os momentos de pausa e foco.

2. Clientes

Não há empresa que resista ao tempo sem uma boa cartela de clientes. Para isso, o serviço tem que ser de qualidade, preços justos e um ambiente agradável.

É preciso treinar os funcionários para ter um atendimento de excelência e a todo momento surpreender os clientes. Isso gera uma boa imagem para o negócio e profissionalismo. 

Mantenha seus clientes ativos e fiéis. Não espere que ele venha até você, ligue para saber como está, mande as novidades da semana e as promoções. 

3. Equipe de Funcionários

São peças fundamentais para um negócio de sucesso, por isso, invista em selecionar profissionais que tenham habilidades necessárias para sua empresa e que vá agregar no dia a dia.  Tenha listado quais habilidades são essenciais para o seu negócio.

Inclui sempre treinamentos de atendimento ao cliente, coaching, gestão de pessoas por exemplo.  Além disso, esse investimento também é essencial para a capacitação e atualização dos profissionais, garantindo que o salão sempre possa oferecer as tendências do momento para a sua clientela.

4. Divulgação 

Um tema importante e que deve estar sempre presente no dia a dia da empresa. Tenha um calendário anual com as estratégias de marketing. Isso inclui as promoções, pacotes de serviços, cartão fidelidade, clube de vantagens por exemplo para chamar atenção dos consumidores.

5. Software de gestão

E para que tudo aconteça de forma rápida, um software de gestão faz todo o sentido para garantir a eficiência e diminuir as margens de erros.

Um sistema de gestão consegue automatizar todas as tarefas administrativas e assim ter mais tempo para focar em outros assuntos que vão impactar positivamente no salão.

Siga esses passos para garantir um negócio sustentável!

 

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Maria Fernanda Miotto Reis
Maria Fernanda Miotto Reis Seguir

Uma meta sem um plano é somente um desejo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você