[ editar artigo]

Como montar um salão de beleza

Como montar um salão de beleza

Se tem algo que o povo brasileiro não abre mão é o cuidado com a beleza e estética. Tanto é que o Brasil ocupa a quarta posição mundial no mercado de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. As vendas desse setor vão continuar em alta, mesmo com a pandemia, e por mais que as pessoas procurem por produtos e serviços mais em conta, elas vão continuar consumindo.

Por isso, vamos para um passo a passo para você que quer ser empreendedor dessa área:

1. Faça um plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

2. Escolha o local

A localização do salão de beleza é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento da sua empresa, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes. O ideal é escolher um local que disponha de estacionamento, pois as clientes passarão um bom tempo no seu salão e isso faz toda diferença.

É necessário, por fim, ficar atento também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o salão de beleza poderá funcionar naquele endereço escolhido.

3. Equipamentos necessários para abrir um salão de beleza

Além de equipamentos para escritório, como computadores e telefones, será necessário alguns outros para montar seu salão de beleza, entre eles:

  • Espelhos
  • Secadores de cabelo
  • Chapinhas
  • Cadeiras
  • Lavatórios
  • Equipamentos de lavagem
  • Armário (para estoque)
  • Prateleiras para produtos
  • Tesouras

Além disso, você precisará ainda de shampoo, toalhas, aventais, luvas, condicionador, tinturas, rolos de cabelo, e muitos outros itens básicos para montar um salão de beleza. Aposte em equipamentos que gastam menos energia, e isso irá influenciar na redução da conta do salão.

Essa talvez seja a parte mais custosa de montar um salão de beleza, pois esses equipamentos geralmente são um pouco caros, mas isso varia dependendo do tamanho do salão. Talvez sejam necessários mais equipamentos, por isso o ideal é guardar um bom valor para investir na estrutura.

4. Estrutura de um salão

Um dos pontos que fazem grande diferença em um salão de beleza é a iluminação, pois você estará trabalhando com a imagem das pessoas. Uma boa iluminação dará melhor aspecto quando os clientes olharem o resultado do seu trabalho no espelho.

Pensar bem nos móveis também é um tópico importante, pois seus clientes ficarão sentados por muito tempo no local, e por vezes levarão acompanhantes. Por isso, é essencial que eles se sintam confortáveis neste tempo em que estiverem ali.

Assim como a luminosidade, as cores das paredes também tem um papel importante no ambiente. Para deixar o local mais agradável, evite cores escuras ou muito chamativas, pois elas cansam a vista. O ideal é usar, no máximo, uma parede em cor destacada, se você gostar desse estilo.

5. Funcionários para um salão de beleza

Para mostrar maior profissionalismo, monte uniformes ou aventais personalizados com a marca do salão para os funcionários. Além disso, invista na seleção e treinamento dos colaboradores, principalmente no quesito atendimento ao cliente.

6. Investimento para abrir um salão de beleza

O ideal sobre os investimentos iniciais para abrir um salão de beleza é separar:

  • 50% para investimento fixo de equipamentos e materiais
  • 35% para o capital de giro, compra de mercadorias, materiais diretos, pagamento de mão-de-obra e custos fixos
  • 10% para reserva técnica
  • 5% para registro da empresa, divulgação e marketing, e outros custos

Geralmente, o retorno costuma chegar entre 1 a 3 anos.

 

Dou dicas todas as semanas para a sua empresa, aqui mesmo na comunidade, se quiser receber as notificações não deixe de me seguir.

Dúvidas, só deixar seu comentário abaixo 👇

 

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
Mariana Carvalho Seguir

Consultora do SEBRAE/PR | Especialista em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos | Mentora de Educação Financeira

Ler conteúdo completo
Indicados para você