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Meu cliente não voltou e agora?

Meu cliente não voltou e agora?

A indústria da beleza parou! Foram mais de 100 dias com os salões fechados. Muitos que não tinham estrutura financeira inclusive fecharam definitivamente suas portas. E outros tantos esperavam uma grande retomada para se manterem vivos.

Porém, essa retomada não aconteceu. Em cada região do país, um prazo para reabertura foi determinado conforme as estatísticas e políticas de controle de contaminação municipais.

Mesmo com datas diferentes, o comportamento do consumidor tem sido o mesmo: medo!

E, até mais que o vírus, esse comportamento está assustando profissionais e empresários. Como então, acabar com esse medo e trazer o cliente de volta?

O primeiro passo é a preparação do seu espaço. O Sebrae, juntamente com a Anvisa, o Ministério da Saúde e a OMS – Organização Mundial de Saúde, elaboraram um Manual com todos os protocolos de biossegurança. Ali estão determinadas as utilizações de todos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) que irão proteger sua equipe e seu cliente.

É imprescindível que todos os profissionais envolvidos na indústria da beleza leiam atentamente e, principalmente, coloquem em prática.

Além desse manual, é importante estar atento também aos decretos municipais, quando à particularidades da região.

O segundo passo é informação. Só acabamos com o medo, quando levamos informação para nosso cliente. O medo que o cliente está de ser contaminado no salão, será minimizado, quando ele perceber que o salão está preparado para recebê-lo com toda segurança.

Utilize para isso todas as redes sociais. Publique fotos e vídeos, mostrando que estão seguindo os protocolos. Mostre que todos profissionais são treinados (Sim, o treinamento da equipe é obrigatório!).

Mantenham-se firmes seguindo os protocolos de biossegurança. Não abram mão da utilização de máscara, por exemplo. Nem os profissionais, nem os clientes! Isso mostra respeito por sua vida e pela vida do seu cliente.

Muitos são os profissionais e gestores que tem me procurado com medo de exigir o uso da máscara de seus clientes e perderem os clientes.

Se você for ao banco hoje, conversar com seu gerente, você consegue entrar sem a máscara?

Se você for ao mercado hoje e estiver com febre, você entra?

Se você for na padaria buscar pão para o seu café da manhã e esquecer a máscara, você entra?

Nas três situações, você não entra no estabelecimento. Então me responda porque em um salão de beleza, alguém pode descumprir essas determinações, entrar e fazer o que quer?

Salão de beleza é uma empresa e precisa ser administrada como tal!

O profissional da indústria da beleza é tão importante quanto o gerente do banco, o profissional do mercado ou o padeiro. Então, se posicione e assuma sua responsabilidade.

Você não vai perder o cliente, muito pelo contrário, vai mostrar a ele que se importa com sua saúde e com a saúde dele, está cuidando da sua vida e da vida dele!

E por fim, para trazer realmente seu cliente de volta, invista tempo no relacionamento com seu cliente. Procure seu cliente, leve informação, converse com ele, se preocupe – de verdade – com ele.

Muitas vezes, apenas uma mensagem ou uma ligação nesse momento, para saber como seu cliente está e como está a família nessa fase tão difícil, já reaproxima o profissional do cliente, reconquista sua confiança e o traz de volta!

Venha fazer parte desse time, participe da Comunidade Serviços de Beleza.

 

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Giovana Quini
Giovana Quini Seguir

Com 25 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 10 anos na área da beleza. Atuo como mentora, cuidando de empresas na área de beleza e coach, auxiliando profissionais a se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente.

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