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O mercado “Do It Yourself” (DIY)

O mercado “Do It Yourself” (DIY)

 

Em meio a essa pandemia as pessoas não estão muito preocupadas com o visual, certo?

Errado. Apesar dos salões estarem atendendo uma demanda menor de clientes, o mercado da beleza não parou, e vem sendo reinventados nos lares dos consumidores. Muitas pessoas recorreram ao “Do It Yourself” (DIY), o famoso “faça você mesmo”, com tutorias que vão desde maquiagens a cortes de cabelo. Os consumidores têm se virado dentro de casa para manter o cuidado com os cabelos e a pele (e outros rituais de beleza) em dia. O que prova que as pessoas estão descobrindo novas formas de cuidar delas mesmas e procurando produtos para ajudá-las a recriar tratamentos habituais de beleza em casa, o que também elevou o número de compras online de itens de beleza e bem-estar.

Alguns números que mostram mudanças de hábitos, e o interesse por esse novo estilo de vida.

- No site Pinterest, uma plataforma online de pesquisas e inspirações, as buscas por “autocuidado em casa” tiveram um aumento de 332% no período de isolamento.

- A MindMiners, empresa especializada em pesquisa digital, registrou que 43% das mulheres passaram a fazer a própria unha.

- Estudo da Opinion Box revela que 25% cancelaram ou suspenderam serviços de bem-estar.

- Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que o setor de cosméticos teve crescimento de 3,5% em maio em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para itens de cuidados com a pele e batom.

- A ABIHPEC traz a tendência em números: aumento de 92,8% em volume de vendas das máscaras faciais, 14,7% dos cosméticos antirrugas/sinais/idade e 8,3% dos hidratantes faciais, comparando os meses de janeiro a maio de 2020 com o mesmo período em 2019.

- O MERCADO LIVRE registrou aumento de 24% de vendas de maquininhas de cortar cabelo em relação ao mesmo período do ano passado.

Os famosos também aderiram ao “Do It Yourself”, mostrando suas rotinas, e ensinando receitas naturais de beleza com ingredientes facilmente encontrados em farmácia. Outras por sua vez optaram por outro estilo de vida, a beleza limpa, ou clean beauty, conceito que já vinha crescendo e que está se consolidando cada vez mais na pandemia.

 A crise mudou e criou novos hábitos nos consumidores. Profissionais da indústria e do comercio já buscam formas de se se reinventarem para atenderem a demanda desse novo público, e continuar presente no cotidiano e mente dos consumidores quando isso tudo passar.

Muitas pessoas irão retomar as buscas por serviços da beleza com a mesma frequência de antes da pandemia, outros numa frequência menor, mas ainda buscarão, pois os salões de beleza, barbearias, esmaltarias, clínicas estéticas, são mais que lugares para cuidar da aparência, são pontos de conexões, trocas, descobertas. É onde vamos para sair da rotina, são locais de relaxamento, onde esquecemos por um momento as preocupações do cotidiano.

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