[ editar artigo]

O que realmente significa Gestão de Pessoas?

O que realmente significa Gestão de Pessoas?

Dos dias 23 a 28/08, eu fiz uma série de lives no Instagram e Facebook, entregando o Método que eu criei para trazer o cliente de volta e aumentar o faturamento: o Salão 4.0.

E, durante esses dias, um assunto que abordei foi Gestão de Pessoas, ciente de que é um grande desafio para qualquer gestor.

Ouvi de algumas pessoas que estavam me assistindo que “peguei pesado”......

Mas essa era realmente a intenção! Eu observo que muitos gestores não são preparados para lidar com suas equipes. Não sabem ao certo o que é e como fazer a verdadeira Gestão de Pessoas. E você, sabe?

Bom, a partir do momento que o homem começou a viver em sociedade, ele precisa saber gerir suas relações com outras pessoas. Do relacionamento interpessoal depende o sucesso em qualquer coisa, afinal, ninguém cresce sozinho!

Assim também é dentro de uma empresa, dentro de qualquer organização. Precisamos cuidar muito bem do nosso relacionamento interpessoal.

As empresas estão cada vez mais competitivas e um dos fatores que destaca uma empresa da outra é seu capital humano, ou seja, o potencial das pessoas que ali trabalham.

Os profissionais que fazem parte da sua equipe são o seu maior tesouro, sua maior riqueza. Então, cuide bem!

E esse é o papel da Gestão de Pessoas – cuidar desse capital humano. Desde o recrutamento e a seleção de formas corretas, o reconhecimento e desenvolvimento de todo potencial desses profissionais, o cuidado com as condições de trabalho e a motivação.

Mas como fazer isso?

Primeiro precisamos ter uma mentalidade de um gestor moderno de pessoas. Sabe o que isso significa?

Pensar no profissional como um parceiro, como uma peça fundamental na engrenagem de sua empresa. Assim como um relógio só funciona se todas as suas engrenagens estiverem perfeitamente encaixadas, sua empresa só alcançará os objetivos traçados, se todos os profissionais estiverem usando todo o seu potencial, perfeitamente engajados, motivados e desenvolvidos.

Até alguns anos atrás, a visão da administração de pessoas de uma empresa, olhava para cada funcionário apenas como um número dentro da empresa, não tendo a preocupação com seu desenvolvimento e bem estar.

Isso, ao longo do tempo, trazia um elevado custo para as empresas. Ao despertar para uma nova visão de gestão de recursos humanos, as empresas passaram a ter mais produtividade, pois quando um profissional se sente parte importante de um todo, ele se motiva, engaja e produz muito mais!

Com a mentalidade de uma visão moderna de gestão de recursos humanos, podemos partir para a ação. Recrutando de forma consciente, sabendo que tipo de profissionais precisamos contratar para o perfil de cliente que temos.

Analisar constantemente o desempenho e satisfação desses profissionais, observando as condições de trabalho. Por exemplo: se o seu profissional tiver treinamento constante, ele estará atualizado e se sentirá importante e útil, o que o levará a um nível de satisfação muito mais alto.

Muitos empresários reclamam que os profissionais não vestem a camisa. Mas você sabe qual é a camisa da sua empresa?

Quando você sabe o porquê sua empresa existe, qual é a sua missão, consegue envolver seu profissional que também irá se apaixonar por seu propósito, sua missão e aí sim, vai vestir sua camisa!

Quer fazer uma boa gestão de pessoas? É simples, trate gente como gente. Quer que seu profissional vista a camisa? Mostre pra ele essa camisa, mostre sua paixão. Quer ver ele motivado e produzindo? Cuide, ouça, observe, e mostre o porque você é apaixonado pelo que faz, dê a ele as condições de produzir tanto quanto você!

 

 

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Autoridade em Gestão na Indústria da Beleza.

Mentora, Coach e Palestrante.

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Giovana Quini
Giovana Quini Seguir

Com 25 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 10 anos na área da beleza. Atuo como mentora, cuidando de empresas na área de beleza e coach, auxiliando profissionais a se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você