[ editar artigo]

O que te impede de alcançar melhores resultados?

O que te impede de alcançar melhores resultados?

 

Estava eu esses dias atendendo um cliente, quando perguntei para ele, qual era sua expectativa de crescimento para os próximos meses. Ele respondeu: “ – Ah, eu espero faturar 300 mil reais a mais. Chegar a marca de 1 milhão por mês. Quando eu chegar nesse número, estarei feliz e sossegado. ”

Do ponto de vista, crescer por crescer, parece estar tudo bem. Você coloca uma meta, na maioria das vezes, pouco embasada, ás vezes cresce, mas gasta mais, e no final o resultado parece menor.

Outras vezes, você cresce pouco, mas está tudo bem, afinal sua empresa lucrou mais.

Mas e quando a gente se acostuma com o resultado ou quando sonhamos baixo? O que acontece?

Enquanto falava com o cliente, eu pensava: Ele tem produto bom, tem mercado e o sonho de faturamento dele é tão pequeno diante do seu potencial. Pensei, por que ele não fala: -Quero faturar 5 milhões, 10 milhões por mês.

Aquilo que cremos é chamado de crença e as crenças determinam nossos comportamentos, nossos resultados, nossas emoções, nossas escolhas e principalmente a forma como nós enxergamos o mundo.

Podemos ter crenças de:

Identidade:  que são crenças formadas na infância, em geral até os 12 anos de idade, e que dizem respeito a quem nós somos.

Capacidade: aquilo que você entende que não é capaz de fazer.

Merecimento: pessoas que geralmente não aceitam elogios, sempre ajudam os outros e acreditam que não merecem muita coisa da vida.

Então o que fazer? Existe alguma forma de reprogramar nossa mente e ressignificar uma crença?

Sim, existe.

Nosso grande desafio é conhecer e alterar nossas crenças que nos limitam para alcançar resultados melhores.

Primeiro, reconheça os pensamentos que limitam suas ações. Por exemplo: “Na minha família todo mundo faliu”, “Não sei resolver meus problemas”, “Não é possível viver do que se ama”.

Depois se pergunte se esse pensamento te ajuda ou te atrapalha em alguma coisa?

Para cada pensamento que te atrapalha, se pergunte: Essa crença realmente tem fundamento? Quais são os fatos que comprovam que ela é real? Você sempre pensou isso? As outras pessoas pensam igual a você? Como seria sua vida se esse pensamento fosse ao contrário?

A partir daí, mude seus comportamentos. Reforce diariamente pensamentos positivos e visualize resultados melhores para sua vida, para seu negócio.

Mudar um padrão de pensamento é possível, mas é um trabalho árduo, doloroso e que requer tomada de consciência e prática.

Me conta aqui. Você tem crenças fortalecedoras ou limitantes? Você sabe quais crenças te impedem de alcançar melhores resultados?

Christiane Moreira

Terapeuta

Consultora de Gestão, Gente e Inovação na www.velg.com.br

 

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Christiane Moreira
Christiane Moreira Seguir

Administradora, especialista em desenvolvimento humano e organizacional, terapeuta integrativa. Desenvolvo pessoas e ajudo empresas a criar soluções bem sucedidas por meio de ações integradas de gestão, gente e inovação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você