[ editar artigo]

O Segredo de uma Logomarca de Sucesso.

O Segredo de uma Logomarca de Sucesso.

Na publicidade ou na Propagando as formas das logomarcas, símbolos e logotipos, tem um significado, você sabe quais são?

Desenvolver uma Logomarca não é qualquer coisa, temos que entender os Significados das Cores, Forma e Objetos, que podem falar mais da sua empresa e de sua personalidade, mais do que você pode imaginar.

Um Logotipo lindo não é tudo, algo que mostre seu diferencial e destaque no mercado, pode ser medido pela escola da cor, forma, design e fontes.

Representar ao público alvo algo que através de um texto consumiria milhares de palavras, e nem sempre passaria a imagem desejada.

O design do logo reina, quando se trata de desenvolver uma marca,. O poder que uma logo pode promover como uma resposta emocional, pode ter um efeito retumbante sobre a forma como os clientes e potenciais clientes visualizam um determinado produto, serviço ou empresa. Um logo poderoso pode parecer simples, mas não há nada simples sobre a criação de formas eficazes.

Esteja ciente de que as formas usadas para retratar as marcas mais visíveis em nossa cultura não foram escolhidas por acaso – há algumas poderosas forças psicológicas no trabalho.

O significado das formas dá informações que podem ser úteis para atingir seus objetivos, como empresário ou marca.

Desde formas retas, como quadrados ou retângulos até linhas verticais ou horizontais, o significado da comunicação pretendida pode variar consideravelmente. É primordial para representar sua empresa, ideais e foco no público a ser atingido, diante o que a empresa significa.

Segue então uma pequena ajudar a decifrar a simbologia das formas antes de começar a criação do seu logo. Existem três formas que são especificas e juntas ao seu logo podem acrescentar ou não uma imagem e um conceito.

Nosso subconsciente responde de maneiras diferentes para diferentes formas de logo. Linhas retas, círculos, curvas e bordas irregulares, todos implicam significados diferentes e assim um designer hábil pode usar a forma para inferir qualidades particulares sobre uma marca.

 

Círculo

O círculo representa modernidade, infinitude e proteção. Quando observamos um círculo, entendemos que ele se forma a partir de uma curva continua o que expressa continuidade e totalidade.

O círculo remete ao infinito, proteção, segurança, apoio, amizade, amor, cuidado, movimento feminino, comunidade, perfeição, atenção.

O círculo é muito usado por emissoras de televisão, porque  emissoras buscam expressar sempre modernidade, ou seja, está sempre se renovando e buscando coisas novas para o seu público.Se sua empresa busca o mesmo, apostar em formas circulares pode ser uma grande aposta.

Às vezes, o círculo se assemelha a um emblema, apresentando por tanto uma aparência mais tradicional e autêntica.

De forma geral, curvas representam feminilidade e, frequentemente, têm aparência mais amigável do que quadrados ou retângulos. Por fim, como os círculos não têm pontos de início ou de fim, eles representam habitualmente o movimento.

 

Quadrado

 

 

 

Se sua empresa quer transmitir equilíbrio e honestidade, o quadrado que é feito de linhas verticais e horizontais e consequentemente isso também traz um conceito mais claro para essa forma. Na maioria das vezes o quadrado é usado por empresas que querem passar aos seus clientes mais segurança, honestidade e equilíbrio, o que você pode ver de forma bem clara em logotipos de bancos.

Além disso, uma vez que essas formas se parecem com bases, elas dão um ar de solidez e estabilidade a sua empresa. Contrariamente aos círculos, as formas quadradas geralmente parecem mais sérias. Estabilidade, a familiaridade, a confiança, a ordem, a paz, a solidez, a igualdade, uniformidade, resistência, equilíbrio, confiabilidade, potência, eficiência, profissionalismo, especialmente as empresas que desejam mostrar à cima de qualquer outra coisa a segurança.

Formas com cantos retos tais como quadrados e triângulos, sugerem estabilidade e também podem ser utilizado para atribuir equilíbrio.
 

 

Triângulo

 

 

 

O triângulo é a representação da ação, conflitos e espiritualidade. As linhas que formam o triângulo são mais inclinadas e diagonais o que expressa instabilidade e atividade. Em razão da sua forte identificação com a religião, triângulos dão um ar de poder e energia em qualquer composição.

Empresas que mostrar sempre alguma ação, movimento, estar sempre em atividade se representam através de logotipos com triângulos. Caso esse seja o maior conceito que deseja representar a sua empresa, um logo triangular pode ser perfeito para você.

Suas características são: Tensão, Estabilidade (com um dos lados na base), a Instabilidade com um dos ângulos sem a base), Energético, Força, Revelação, Masculinidade, Finalidade e Progressão.

Se o triângulo for representado de lado, tende a representar direção (como uma flecha), o movimento, a velocidade.

Também tem sido sugerido que os triângulos têm uma boa associação com o poder, a ciência, a religião e a lei. Estes tendem a ser vistos como atributos masculinos, então não é nenhuma coincidência que triângulos terem relevância nos logos das empresas cujos produtos têm um viés masculino.

 

Linhas horizontais 

De forma geral, linhas horizontais inspiram calma e serenidade. No entanto, em alguns casos, elas podem representar movimento e rapidez, tudo dependendo do contexto. Feminilidade, paz, calma, fluxo, tranquilidade, silêncio, descanso, calma.

 

Linhas retas e formas precisas também transmitem força, profissionalismo e eficiência. No entanto, e particularmente se eles são combinados com cores como azul e cinza, eles também podem aparecer frios e pouco convidativos. Subvertendo-os com posicionamento fora de ordem ou de cores mais dinâmicas pode combater este problema e evocar algo mais interessante.

Nosso subconsciente associa linhas verticais à masculinidade, força e agressividade, enquanto linhas horizontais sugerem comunidade, tranquilidade e calma.

As implicações de forma também se estendem para o tipo de letra escolhido.

 

Linhas verticais 

 

 

 

 

 

Quanto às linhas verticais, elas representam potência e coragem. Além disso, convergindo para o alto, elas podem dar um ar de agressividade e superioridade ao seu design. Coragem, dominação, agressão, poder, força, masculinidade, ousadia.

 

Ângulos Curvos


Círculos, ovais e elipses tendem a projetar uma mensagem emocional positiva. Um círculo pode sugerir comunidade, amizade, amor, relacionamentos e unidade. Os anéis têm uma implicação de casamento e parceria, sugerindo a estabilidade e resistência. Curvas em qualquer tipo tendem a ser vistos como feminino na natureza. Fontes irregulares ou angulares podem parecer como agressivas ou dinâmicas. Por outro lado, fontes macias, arredondadas dão um apelo jovem. Fontes cheias de curvas e cursivas tendem a apelar mais para as mulheres, enquanto uma tipologia forte, corajosa tem um viés mais masculino.

Sua características são: Movimento, Feminilidade, Felicidade, Ritmo, Prazer, Generosidade. Violência, Dinâmica, Jovialidade, Ação, Animada, Explosivo, Raiva, Energético, Velocidade, Masculinidade.

Seus Valores e Atributos devem estar firme antes de desenhar sua logomarca. Pesquisar ou Pedir para possíveis clientes que listem os valores por eles desejados em uma empresa, pode facilitar seu trabalho.

Uma vez que você tem uma definição para a mensagem que o logo precisa divulgar, você será capaz de combinar isto com não apenas formas, mas também as cores e tipos de letra também. Então valores, formas e cores podem mudar um conceito a principio muito masculino de modo a suavizá-lo.

Para complementar esse assunto, leia também o texto sobre as CORES na Construção da Marca.

Fonte: Top Asiole.

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Zeno Sanches
Zeno Sanches Seguir

Experiência de 20 anos em gestão comercial, atuei no Brasil no setor do Mercado de Luxo, estudei em Paris, França, para aprimorar meus conhecimentos comerciais. Escrevi um livro sobre Gestão de Salões de Beleza, ao retornar ao Brasil. @zeno.sanches.

Ler conteúdo completo
Indicados para você