[ editar artigo]

Pandemia!!! E agora??? Como fica meu trabalho? Nada de desespero.

Pandemia!!! E agora??? Como fica meu trabalho? Nada de desespero.

O tempo está diferente não é!! Mudou a dinâmica do nosso dia a dia, apesar disso os dias e meses continuam voando. Estava eu aqui me perguntando  quando começou a quarentena, foi em meados de março e já estamos em junho, meio do ano!!

Ahh, deixa eu me apresentar. Sou a Virginia e dentre algumas atividades que profissionalmente executo hoje sou professora num curso técnico de Massoterapia, na mesma faculdade onde fui aluna deste curso, pois é, estou me experimentando em novas experiências. Como massoterapeuta estou engatinhando ainda, assim como a maioria de vocês tive que dar uma parada em função da pandemia.

Minha maior experiência profissional e de muitos anos foi na área corporativa onde tive muitos aprendizados relacionados ao mundo que permeia a gestão empresarial e a vida das empresas. Está bagagem de conhecimentos que levo para sala de aula e compartilho com os alunos, falando de empreendedorismo, planejamento e marketing em serviços.

Momento inesperado este que estamos vivendo e que pegou a todos de surpresa, não!!! Cheio de desafios e que ainda não sabemos quando vai terminar e como será o futuro.

E os nossos negócios como vão ficar. O que será que vai mudar e o que vai ficar como antes!!! São tantas incertezas!!!

Seguindo os protocolos adequados vemos que muitas empresas já abriram suas portas, mas ainda com atendimentos reduzidos, nem perto do movimento que era antes.

Sinto a necessidade de ficar atenta, de olho em nosso mercado, atenta as informações e muito de olho nas possibilidades e oportunidades que este novo momento oferece. Teremos que ajustar as velas do nosso barco, quero dizer nossos negócios, pois o vento está mudando de direção. Ajustar as velas para esta nova viagem exige algumas providências. 

Sugiro que você comece analisando o seu mercado e a sua empresa. 

Olhar para dentro da sua empresa é imprescindível e necessário se quer manter ela viva. Deve olhar de lupa a sua gestão, rever os custos, os processos, sua equipe, os fornecedores, sua carteira de clientes. Com estas informações vai conseguir melhor ver as alternativas que tem para garantir a sustentabilidade da sua empresa e a enxergar novas possibilidades. Olhar o seu mercado também é fundamental neste momento, ver o que está acontecendo na sua volta, o que seus concorrentes estão fazendo, como os seus clientes estão se comportando. Existe um método que considero simples e muito eficaz que vai te orientar e ajudar a se organizar neste levantamento de informações, além de, a partir delas, você identificar quais são suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, importante saber o que deve ser melhorado, descartado, o que pode passar a fazer, o que pode inovar. Talvez já tenha ouvido falar ou a conheça, é a Análise SWOT ou Análise FOFA, você encontra fácil na internet.

Diante deste cenário mais claro é a hora de arregaçar as mangas e fazer o replanejamento da sua empresa ou planejamento, se este nunca foi feito.

Pesquisar, buscar informações, colocar no papel, organizar, analisar, não são atividades muito confortáveis para a maioria dos empresários. Muitas pessoas empreendem pela descoberta de uma habilidade, pela experiência numa atividade e então este papel como administrador acaba se tornando um desafio. Minhas sugestões para este momento de planejamento são, marque na sua agenda um dia e horário para isso, ou melhor, reserve no mínimo um meio período semanal pois você não  faz em um dia e é bom ter um espaço de tempo para as reflexões e pesquisas. Não faça sozinho, chame alguém da sua equipe ou, um amigo, um familiar, enriquece muito a troca de ideias tanto com pessoas que são do segmento como as que não são pois elas trazem novas percepções.  

Planejamento na mão e estratégias definidas comece a pensar em quais são urgentes no momento e como fazer para realizá-las. Neste momento focaliza nas que são possíveis de fazer e naqueles que mais dependem de você.

Penso que até aqui já tem um bom caminho pela frente e, tenho certeza, que seguindo este caminho suas escolhas serão as mais certas para você, os efeitos desta crise serão minimizados e suas incertezas irão diminuir. É tudo que queremos não é!! E vamos conseguir.

Deixo aqui um último recado. Tenho um mestre de meditação, ele sempre traz mensagens muito verdadeiras e positivas. Uma delas, ele fala que estamos numa Crise de Transformação e que, como dizia Darwin(Charles Robert Darwin – biólogo), em sua teoria da Seleção Natural das Espécies, a sobrevivência não depende de quem é o mais forte ou o mais inteligente, mas sim aquele que melhor conseguir se adaptar as mudanças apresentadas. Portanto a grande dica agora é, não fique resistente, tenha flexibilidade e deixe sua criatividade fluir.

Muitos negócios ainda são abertos por uma necessidade, na maioria delas financeira, mas por trás de cada negócio tem uma pessoa que busca a realização de um sonho.

Você já se deu conta que escolher trabalhar na área da beleza, da saúde e do bem estar, você vai além do seu sonho!!! Com seus produtos e serviços você também está fazendo parte da realização dos sonhos de seus clientes!!! Quem não quer estar bonito, estar saudável, estar de bem consigo mesmo. Veja a importância que tem no seu trabalho!!!

Desejo Sucesso a todos nós!!!

 

 

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você