[ editar artigo]

Você consegue identificar a sua emoção?

Você consegue identificar a sua emoção?

Antes de querer controlar as emoções, precisamos identificá-las. Você sabe mesmo o que está sentindo? Como quer controlar sem saber o que deve ser controlado?

Com certeza você já deve ter passado por uma situação onde foi fechado no trânsito. Nossa primeira reação é achar que o outro que te fechou estava com uma intenção negativa. É natural ao achar isso que você se sinta desrespeitado e como defesa, fique com raiva.

Porém, você não tem certeza da intenção do outro. E se ele, ou ela, está indo socorrer alguém e nem percebeu que te fechou? Ou se é descuidado, em nenhuma dessas situações a intenção dele foi desrespeitar ou prejudicar você.

Você concorda comigo que a intenção do outro não está sob o seu controle? Quanto mais você passa a perceber isso, mais sentimentos positivos você cria em sua vida.

Então em qualquer momento em que você sentir emoções negativas primeiro pergunte se aquela situação está sob o seu controle, tente analisar o que realmente está acontecendo e identifique a emoção que está sentindo.

A prática de parar um ou dois minutos para respirar, pensar e entender o que está sentindo te dá a oportunidade de interromper um padrão negativo.

Se você simplesmente age pelo automático, na situação da fechada, qual seria sua reação? Ficar com raiva, gritar, xingar ou até ter atitudes mais drásticas. Quantas e quantas histórias trágicas acontecem exatamente por emoções negativas em situações como essa?

Então, em qualquer momento que uma emoção negativa invadir seu ser, invista um ou dois minutos em uma mudança de vida que lhe trará a felicidade: pare, respire e pense: Isso está sob meu controle? O que realmente aconteceu? Qual a verdadeira intenção do outro e que emoção estou sentindo?

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Giovana Quini
Giovana Quini Seguir

Com 25 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 10 anos na área da beleza. Atuo como mentora, cuidando de empresas na área de beleza e coach, auxiliando profissionais a se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você