[ editar artigo]

A 9ª sinfonia das startups

A 9ª sinfonia das startups

Eu não sei se você já foi em uma apresentação de uma orquestra, mas existem inúmeros processos, responsabilidades, dezenas de páginas de partituras e instrumentos estranhos, e o mais interessante, são os momentos que cada músico brilha no espetáculo. Tem ainda aquele músico que espera o seu momento único na apresentação, em que sua responsabilidade se resume em bater um sino e pronto!

E o que orquestras tem em comum com startups? O comum é que existe muita energia e horas gastas até o espetáculo acontecer para ambas, e o que supera todo esse ambiente cruel é o propósito que existe por trás de tudo. É isso que gera vida e alimenta cada músico e um time de startups, separando-os naturalmente de uma moda ou hobby.

Um propósito muito bem definido e consolidado traça a sua identidade e não permite que você gaste energia em coisas que não geram resultados para o alcance de seus objetivos. Ele atrai como um imã pessoas com o mesmo desejo, conectando-as pelo coração e gerando possibilidades inexplicáveis em competir com empresas exponencialmente mais fortes.

Foi isso que pudemos vivenciar em uma das oficinas do programa de aceleração do SEBRAE, o Startup PR. Conseguimos aplicar toda a teoria absorvida no treinamento de Branding, umas delas o Golden Circle do Simon Sinek, e comprovar o quão resistente uma startup se torna diante seus concorrentes. Fomos desafiados a entender startups sorteadas no início da oficina e a cada 20 minutos tomar decisões diante eventos do mercado baseados em cases reais.

A chave de tudo é ter um propósito bem definido e ser guiado por ele. Gaste um tempo nisso pois é o que irá valer no final, que deixará o legado, que fará a equipe engajar e se mover rapidamente, que dará a possibilidade do destaque e da resiliência.

Lembre-se, o mundo de startups é igual uma orquestra, os músicos não nascem prontos, nada é por acaso e o espetáculo não surge da noite para o dia ;)

Comunidade Sebrae
William Domingues
William Domingues Seguir

Apaixonado por resolver problemas complexos, atua como Product Manager no Grupo ABL. É fundador e arquiteto da VIKI, uma plataforma que transforma o ambiente de trabalho mais HUMANO, contribuindo para que empresas atinjam INCRÍVEIS resultados.

Ler matéria completa
Indicados para você