[ editar artigo]

Aprendendo sobre Product Market Fit

Aprendendo sobre Product Market Fit

Neste semestre o Sebrae PR de Curitiba proporcionou oficinas com profissionais da área com muito conhecimento para compartilhar com as startups que estão iniciando neste ambiente tão criativo, dinâmico e rápido. Na oficina com Gabriel Gravital ele compartilhou seus conhecimentos sobre este tema que fala-se tanto em startups.

O termo  Product Market Fit  foi criado pelo fundador da Netscape Marc Andreessen, onde ele menciona  três fatores que decidem se uma startup irá ter sucesso ou  não como: produto, mercado e equipe.  E estes três fatores são realmente muito importantes e decisórios para o sucesso de uma startup. Aprendemos que não basta ter uma  ideia brilhante, ter um mercado amplo e uma equipe fantástica se ela não souber a realidade que o mercado necessita, a dor e a insatisfação das pessoas pela  falta de um determinado  produto ou serviço, tendo conhecimento destes fatores e aprendendo cada dia podemos chegar ao sucesso de uma startup.

Por isso,  é necessário e importante coletar todos os feedbacks que seus  clientes informam sobre o seu produto ou serviço  para corrigir ou alterar e  atingir o Product Market Fit, com sucesso. Se não houver pessoas interessadas em pagar ou usufruir o  seu produto ou serviço, não terá um PMF atrativo ou seja, seu Produto Mínimo Viável não está atendendo à necessidade do mercado. 

Para alcançar o Product Market  Fit ideal que seus clientes utilizam espontaneamente sem fazer nenhuma promoção de marketing e indicam para outras pessoas a startup alcançou o PMF. Mas, o resultado não é fixo e muda rapidamente com o mercado e concorrência por isso, as mudanças dentro de uma startup é constante.

TAGS

PMF

Ler matéria completa
Indicados para você