[ editar artigo]

Como se encontrar no meio do caos

Como se encontrar no meio do caos

O mundo mudou. A maneira como as pessoas vivem hoje é muito diferente de como viviam há 30, 40, 50 anos atrás. O mesmo vale para empresas. Não se trabalha, não se gerencia, não se define objetivos como antes. Ou a empresa se molda ao que acontece atualmente ou está fadada ao fracasso.

Desde a revolução industrial até o início da década de 80, o foco principal de cada empresa, era na eficiência. Cada mudança, cada inovação, cada melhoria, era lenta, burocrática e, muitas vezes, não muito desejada. Desde que o processo fosse eficiente, tudo estava certo.

Felizmente, o cenário atual é outro. Estamos na economia do conhecimento e o foco de uma empresa, de uma startup, está no valor. O quanto de valor ela vai conseguir entregar para seus clientes. Existe uma nova forma de pensar em estratégia, porque prever cenários futuros se tornou impossível devido ao volume e velocidade das mudanças.

Os OKRs vieram para ajudar nisso. As metas ágeis com ciclos curtos de planejamento, simplificam o entendimento e a mensuração dos resultados. Ao definir objetivos e resultados-chave, uma startup consegue realmente saber o que está ao alcance dela naquele momento, evitando assim, “dar um passo maior do que a perna”.

No Sebrae, tivemos a oficina de OKR onde de forma fácil e descontraída, conseguiu passar para todas as startups do Programa Operação, toda a relevância e importância de se implementar OKRs para fazer uma startup realmente crescer.

O objetivo final real de uma empresa é gerar lucro e resultados para criar um mundo significativo e não apenas para enriquecer seus acionistas.

Não basta possuirmos diferencial, temos que fazer a diferença.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você