[ editar artigo]

Podcast Conecta: Ecossistema de resistência e transformação.

Podcast Conecta: Ecossistema de resistência e transformação.

O que faz de um pequeno país, com aproximadamente 9 milhões de pessoas, economia discreta, uma potência em inovação? Daniela Kandel, diretora da organização Startup Nation Central em Israel contou um pouco sobre o ecossistema de resistência e inovação que é referencia internacional durante o Conecta 2019.

Kandel apresenta uma série de insights sobre uma cultura de mudanças e investimentos em inovação que já perdura por, pelo menos, 30 anos no território israelense. Criado em 1948, com grande parte da área desértica, restrição de água e sem uma cultura para a agricultura, o país se viu forçado a pensar em soluções eficazes na utilização dos recursos. "Significa que sempre investimos em meios de usar melhor a água, de desenvolver produtos para uma agricultura melhor e de se defender melhor”, explica Daniela.

Mas a estrutura de inovação também tem força na conexão com o mercado estrangeiro e com as oportunidades que o governo oferece. Atualmente, a maior parte das inovações que acontece em Israel tem financiamento de empresas privadas e multinacionais. "Essas organizações vêm até Israel e abrem centros de Pesquisa e Desenvolvimento usando talentos locais para desenvolver soluções inovadoras e trazem conhecimento sobre os desafios e necessidades globais. Então, basicamente eles estão levando até Israel problemas e desafios, dando oportunidade para o mercado local desenvolver algo a partir disso”, complementa a diretora.

A nação de startups

O ecossistema israelense ainda tem outras características fundamentais, na visão de Daniela Kandel. As universidades e a produção de conhecimento pode ter um forte viés de mercado, comercializando e dialogando diretamente com empresas privadas e impactando a realidade das pessoas. Passa também pelo alto incentivo do governo em abrir espaço para venture capital no país e termina com a influência de uma educação militar na formação de jovens lideranças. Isso sem falar em um dos pilares mais destacados na fala de Kandel: a habilidade de Israel em absorver imigrantes, se conectar com eles e incentivá-los a contribuir economicamente com o mercado local.

Tem muito mais a se descobrir com o áudio original da palestra em inglês, neste episódio do Conecta. Dá o play e aproveita os ensinamentos valiosos que Daniela Kandel compartilhou. 

 

Ler matéria completa
Indicados para você