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A importância do networking em tempos de isolamento social

A importância do networking em tempos de isolamento social

Quando falamos a respeito do poder das conexões nos referimos às relações sociais e sua capacidade de influenciar individualmente nossas emoções, comportamentos, conceitos e hábitos de consumo, ou seja, tudo o que tange nossa vida social e profissional.

Sabe o networking que acontece com seus amigos, colegas de um curso, profissionais de sua empresa ou mesmo os membros dessa comunidade? Pois bem, são esses relacionamentos os responsáveis por sua personalidade e carreira daqui para frente!

Se pensar sobre o poder das conexões é algo novo para você, então está na hora de rever a sua postura profissional. Em momentos de isolamento como o que estamos vivendo poder contar com o poder da rede para gerar oportunidades é essencial e ter consciência da qualidade dos seus contatos é tão importante quanto as experiências e conhecimentos adquiridos até aqui.

A sua estratégia e seu propósito de trabalho precisam ter foco em gerar valor para os seus negócios, mas não devem se limitar a isso. Conhecer seus vizinhos, as pessoas que trabalham diretamente com você, e manter algum contato com seus antigos colegas de classe e pessoas que fazem parte das suas redes sociais pode favorecer para que estabeleça conexões que impulsionem seu negócio e também somem muito a sua qualidade de vida.

É importante lembrar que na prática a rede só importa se aquela pessoa se lembrar de algo positivo que você já fez, então compartilhar seus conhecimentos para ajudar outras pessoas e se interessar verdadeiramente por aqueles que te cercam é o melhor caminho para estabelecer relações positivas para todos os envolvidos não só durante o isolamento, mas como um exercício continuo. 

Veja que um diálogo com escuta ativa das ideias do outro permite entrar em contato com hábitos diferentes dos seus e aprender novas ideias que ampliam sua visão de mundo e o ajudam a enxergar seu próprio negócio por uma nova perspectiva e isso é uma via de mão dupla já que o interlocutor também sai ganhando dessa interação.

O empreendedor que enxerga o valor estratégico do networking tem mais facilidade em conquistar novos clientes, se conectar a investidores, validar sua ideia com especialistas do mercado e, sobretudo, ser ajudado nos desafios do seu negócio. Mas para isso é importante estar em contato sempre que possível e não procurar as pessoas somente quando você precisa de algo.

Contribuir ativamente com a rede dá crédito e legitimidade a você. Não apenas porque essa é a forma agradável de criar laços e nutrir relacionamentos, mas também porque é a forma mais eficiente. As pessoas mais utilitaristas não têm de fato uma rede de apoio para contar em momentos de crise.

Nesse sentido, uma conexão por e-mail que você faz, um artigo que você leu e lembrou de alguém ou um call marcado para ajudar outro empreendedor em seus desafios são pequenas ações que estão ao seu alcance, exigem pouco investimento de tempo e podem criar um sentimento de gratidão duradouro em quem é ajudado. Mesmo que você não receba nada em troca imediatamente.

Que tal começar agora que o home-office tem deixado as pessoas mais abertas a novas interações? Entre em contato com as pessoas que você pegou o contato em um evento, responda os e-mails que andam acumulados na caixa de entrada, deixe suas percepções nos artigos postados aqui na comunidade, compartilhe seus conhecimentos escrevendo um artigo e tenha sempre em mente que o maior objetivo é demonstrar o interesse nas respostas e conectar-se de verdade com a fala, a postura e o jeito da outra pessoa. Foque na profundidade das relações, em vez de investir só na abrangência da sua rede.

Cada empreendedor, com o exercício e a repetição, vai criando seus rituais e hábitos de conexão com a rede, muito próprios da sua personalidade. Seja qual for a sua marca, garanta apenas que, sempre que alguém se lembrar de você, tenha algo de bom para contar e que mostrar suas fragilidades e dúvidas também é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Barbara Rouze
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Interessada e atuante na cultura empreendedora e de impacto social com experiência prática na elaboração, execução e gestão de projetos com foco em crescimento, resolução de crises, gestão da mudança e implementação de voluntariado corporativo.

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