[ editar artigo]

A Permanente Evolução dos Negócios Digitais e seus Modelos

A Permanente Evolução dos Negócios Digitais e seus Modelos

As evoluções nos modelos de negócios, no contexto atual, estão muito aceleradas e impactam todos os diferentes modelos, setores e empreendedores.

Para compreender esta cronologia, podemos utilizar “a figura abaixo” construída por analistas do Gartner. O que chama a atenção e precisa ser evidenciado é que em 2020, encontramos na transição entre os modelos de negócios considerados “Digital Business” para a era do Algoritmo. Ou seja, empreendedores e empresas são desafiados novamente a incrementar novas tecnologias, novas propostas de valor e novas capacidades em seus negócios como forma de permanecer competitivos e acompanhar a evolução do mercado.

Para o mercado de tecnologia da informação este processo é ainda mais acelerado, mas deve ser encarado como oportunidade, uma vez que ele é indutor da transformação em outros setores.  Porém tem o ônus da inovação, pois  ele é desafiado a compreender, dominar e utilizar as novas tecnologias em suas soluções/serviços, propondo evoluções nos demais modelos/setores.

Algoritmos em soluções

A partir de 2020 estas empresas estão sendo provocadas/incumbidas a utilizarem-se dos algoritmos em suas soluções, se desejarem acompanhar a evolução do mercado.

Fonte: Gartner

Para aprofundar um pouco mais a análise situacional dos modelos de negócios podemos utilizar outra imagem construída pelo Gartner, a “ The Journey to Digital Busness”, nela podemos observar que tecnologias, entregas e disrupções acontecem em cada momento evolutivo desta jornada e principalmente que entregas de valor são esperadas.

 

Fonte: Gartner

A figura acima evidencia que empresas que se utilizam de tecnologias como ERP, CRM, Mobile, BI, Big Data e Social entregam valor a seus clientes, porém estão na era Pré-Digital Business e conseguem entregar valor para os atores/entidades Pessoas e Negócios.

Para entrar na Era dos Negócios Digitais, segundo o modelo exposto, necessitam utilizar e dominar tecnologias como sensores, impressões 3D e Smart Machines, atendendo/solucionando problemas que envolvam, além de pessoas e negócios, a integração das coisas.

Modelos de Negócios

Buscando estar ainda mais atualizado, os negócios de TI principalmente, bem como outros modelos, têm o desafio de dominar automação e robôs integrados/conectados, conseguindo desta forma maximizar o desempenho dos seus produtos/serviços e a entrega de valor para seus clientes.

Esta análise proporciona uma visão de onde estão os  modelos de negócios e os desafios e tecnologias necessárias para acompanhar e qualificar produtos e entregas.

A premissa básica é que para competir neste mercado as empresas necessitam estar em constante evolução, acompanhando e dominando novas tecnologias para não se tornarem obsoletas em curto período de tempo.

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Emerson Cechin
Emerson Cechin Seguir

Consultor de Negócios do SEBRAE-PR, Especialista em Crescimento Empresarial, Inteligência de Negócios, Investimento e Finanças.

Ler conteúdo completo
Indicados para você