[ editar artigo]

Como automatizar os processos da sua empresa?

Como automatizar os processos da sua empresa?

Um dos grandes desafios dos gestores das mais diversas empresas do mercado, é manter processos mais eficientes e mantendo o alto padrão de qualidade, seja uma empresa fabricante de placas em acrílico, ou uma rede de produção têxtil. 

Para isso, a automatização de processos se tornou uma das estratégias mais adotadas pelas empresas, a fim de garantir melhores resultados.

Neste texto iremos falar sobre o que é a automatização de processos e como fazê-la em uma empresa. Fique conosco e acompanhe.

O que é automatização de processos?

Quando se fala em automatização de processos, podemos definir todo o trabalho que deixa de ser feito de forma manual e passa a ser realizado por equipamentos, máquinas, instrumentos e outros. Assim sendo, nos processos automatizados, as máquinas e equipamentos passam a ser responsáveis pela execução dos processos.

Uma empresa de estrutura metálica para galpão, por exemplo, tem seus processos produtivos realizados por máquinas estruturadas e programadas para a fabricação das estruturas em seu transporte, corte e montagem.

A automatização pode ser aplicada tanto em processos mais simples em uma empresa quanto em processos mais complexos. E o grau de intervenção humana pode ser parcial ou nenhum. Por exemplo, a utilização de uma planilha de Excel para fazer cálculos não deixa de ser um processo automatizado por ter algum grau de intervenção humana.

Como automatizar os processos de uma empresa?

Agora que você sabe o que é a automatização, vamos ver como é possível aplicá-la nos processos de uma empresa.

  • Faça um mapeamento: inicialmente, é essencial mapear todos os processos que fazem parte da empresa. Desta forma, é possível identificar os setores onde são necessários processos automatizados;

  • Desenvolva processos eficientes: após o mapeamento, é importante eliminar desperdícios para promover processos mais eficientes. É importante mensurar falhas, atrasos e inconsistências;

  • Defina um cronograma e uma equipe de implementação: é ideal começar pelo mais simples, criando um cronograma de implementação que seja dividido em etapas, desta forma os processos vão se integrando conforme as etapas vão sendo cumpridas;

  • Programe treinamentos: uma empresa de motores elétricos weg, por exemplo, que automatiza seus processos, precisa treinar seu quadro de colaboradores para garantir a correta utilização dos sistemas;

  • Monitore constantemente: para aumentar a produtividade em uma empresa, não basta apenas automatizar os processos, mas também monitorar o funcionamento da automatização implementada. O monitoramento adequado é feito por meio de indicadores de desempenho e checklists. Desta forma é possível identificar possíveis falhas e confirmar os progressos alcançados;

  • Foque sempre no cliente: a automatização não deve ser focada apenas nas melhorias internas da empresa, mas também nas necessidades do cliente, afinal, o retorno do investimento em automatização dependerá da qualidade do atendimento, inovação de produtos e serviços, eficiência na entrega, entre outros.

É fato que a automatização de processos só tem a contribuir com o desempenho de qualquer empresa, pois permite processos produtivos muito mais eficientes e com alto padrão de qualidade, além de diminuir falhas humanas.

E então, gostou do post sobre automatização de processos? Então compartilhe com os amigos e nas redes sociais. Continue acompanhando nosso conteúdo.

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Usuário removido Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você