[ editar artigo]

Como escrever na comunidade Tecnologia e Novos Negócios

Como escrever na comunidade Tecnologia e Novos Negócios

O compartilhamento de ideias e a construção coletiva de conhecimento tem o poder de alavancar toda uma comunidade. É da ação de seus integrantes que ela se nutre e se desenvolve. Por essa razão, é importante que os membros colaborem, publicando textos e debatendo sobre tecnologia e negócios digitais. Pensando nisso, separei algumas dicas para acelerar o processo de escrita nesta nossa comunidade:

1. A comunidade trata de assuntos relativos à tecnologia e negócios digitais. Se tiver dúvidas por onde começar, veja o que o pessoal da comunidade já publicou antes. Isso dá uma ideia de o que está sendo discutido lá.

2. Tenha em mente qual é o propósito do que quer publicar. Comunicar significa por “em comum”. É aconselhável que coloquemos em comum aquilo que temos melhor. Então é muito importante a gente saber o que queremos comunicar, para que a publicação esteja alinhada a esse propósito.

2. Seja suscinto. O texto pode até ser longo, mas concentre sua atenção para publicar algo que seja relevante a cada frase. O leitor geralmente não tem tempo. O esforço do articulista é manter o internauta no texto até o final.

3. Publicação feita é melhor que publicação perfeita. Muita gente trava e não escreve porque cria uma expectativa enorme sobre aquilo que está querendo desenvolver. A comunidade é um espaço seguro, então não se importe se o seu texto é coloquial ou curto. Se sua ideia está lá de forma clara, é sinal que você cumpriu com o objetivo.

4. Você pode escrever na primeira ou na terceira pessoa. Não importa. Apenas busque algo interessante.

5. Tenha em mente que a comunidade é um espaço de criação de conhecimento coletivo. Todos estamos aprendendo. Por isso é importante usar o espaço não só para publicar ideias, mas discutir as que já estão lá. Uma comunidade se constrói interagindo e aprendendo junto.

6. Para a comunidade funcionar como um espaço de conhecimento é preciso que partilhemos alguns valores: liberdade para expressar ideias (mas sempre dentro do propósito da comunidade); empatia (se colocar no lugar do outro); solidariedade (colaborar para a criação de conhecimento); julgamento suave (oferecer uma linguagem generosa para debater com os demais); coragem (de dizer o que pensa). Com isso podemos construir um grandioso espaço de crescimento pessoal e aprendizado.

7. Não esqueça de publicar uma imagem junto com seu texto. Isso atrai a curiosidade.

A pretensão aqui não era trazer um manual de escrita e estilo. Afinal, existem aos montes numa rápida pesquisa de Google. Mas estabelecer algumas premissas simples que podem auxiliar a orientar o trabalho. No fim do dia, é a vontade de colaborar e o ato de escrever que fazem da pessoa um integrante ativo da comunidade, então... mãos à obra.

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você