[ editar artigo]

Como gerenciar equipes na área de tecnologia: dicas essenciais

Como gerenciar equipes na área de tecnologia: dicas essenciais

A área de TI é uma das que mais cresce no Brasil, com várias novas vagas sendo abertas todos os anos, bilhões de reais sendo gerados e uma importância cada vez maior no país. No entanto, esse crescimento todo traz também uma série de desafios, como aprender como gerenciar equipes na área de tecnologia, por exemplo. Pode parecer que é a mesma coisa de gerenciar um time em outras áreas, mas na verdade não é assim. Afinal, o setor tecnológico tem sua série de contextos específicos.

Para começar, a área de tecnologia é uma das que mais investiu em home office. Isso, por si só, traz uma série de desafios próprios que outros segmentos não têm. Existem ainda desafios como os de atualização de novas tecnologias, estruturação de conhecimento e tecnologias e muito mais. Por isso, é essencial se preparar para poder gerenciar um time da área adequadamente.

Quer saber como gerenciar equipes na área de tecnologia do jeito certo? Então confira algumas dicas para isso a seguir!

5 dicas de como gerenciar equipes na área de tecnologia

1. Busque atualizações

A área de tecnologia avança a passos largos. É por isso que muitas empresas sequer olham se o candidato tem faculdade ou não antes de contratá-lo pois a faculdade oferece muito pouco no setor. Afinal, a tecnologia que era a mais avançada no início do curso já está ultrapassada quando a pessoa se formar.

Por isso, é necessário que o gestor esteja sempre atualizado, não só nas tecnologias usadas, como nos métodos de gestão de projetos e gerenciamento interno.

Por exemplo, você já fez um curso online ITIL 4? É importante fazer pois esse tipo de formação ajuda a se atualizar com a nova versão da ITIL e permite que você esteja sempre pronto para comandar o seu time com as metodologias mais atualizadas.

2. Tenha flexibilidade

A área de tecnologia, além de avançar muito rápido, tem certos contextos específicos. Por isso, é necessário abordar a gestão com muita flexibilidade para poder receber o máximo que o seu time tem a oferecer.

Isso é importante pois existem muitas maneiras de trabalhar, profissionais que rendem mais em determinados horários e muitas outras diferenças. Por isso, é importante adotar essa flexibilidade se quiser extrair o máximo do seu time.

3. Opte por boas metodologias

Existem muitas boas metodologias de gestão de projetos e de time para a área de tecnologia. Cada uma delas é mais indicada para um momento específico ou para um tipo de projeto ou de time. Por isso, é importante entender essas metodologias e saber como aplicá-las no seu dia a dia.

4. Entenda como lidar com conflitos

Todo time de tecnologia costuma ter perfis muito diferentes de pessoas. Alguns são mais extrovertidos, outros menos. Alguns resolvem problemas com um tipo de pensamento, outros com outra linha.

Por isso, é normal que surjam conflitos internos dentro da equipe. Por isso, um gestor profissional precisa entender como lidar com esses conflitos de forma produtiva, para extrair o melhor do seu time.

5. Defina metas tangíveis

Por fim, use sempre a aplicação de metas tangíveis para o seu time de tecnologia. É péssimo quando o gestor determina que determinado resultado deve estar finalizado em um prazo que é impossível de ser alcançado. Isso em vez de motivar os profissionais, faz com que eles se sintam pressionados e desmotivados.

Agora que você aprendeu como gerenciar equipes na área de tecnologia, poderá se preparar adequadamente para assumir o papel de líder no seu trabalho. Lembre-se de que saber o mapa da mina é apenas uma parte do trabalho. É necessário percorrê-lo e se preparar do jeito certo para conseguir obter os resultados que você deseja ter e ocupar a posição de liderança que quer.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto!

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você