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Comunicação em meio ao coronavírus

Comunicação em meio ao coronavírus

Junto com a pandemia do novo coronavírus, empresas em todo o mundo se viram diante de desafios ligados à comunicação. No Brasil, empresas de todos os portes foram pegas de surpresa diante da suspensão de serviços, ordens do governo para fechar as portas e o sumiço dos clientes e pedidos. A Organização para Economia e Desenvolvimento anunciou, no final de fevereiro, uma projeção sobre o impacto da ascensão do COVID-19 Eles preveem uma possível redução no crescimento econômico global em quase metade, de 2,9% para 1,5%, em 2020.

Diante desse cenário, o que mais vimos foi a importância da comunicação neste processo. Quem recebeu suporte de suas agências e profissionais, conseguiu se posicionar de forma clara e instantânea.

Mas, muitos ficaram perdidos. Emitiram comunicados sem clareza, sem planejamento, sem certeza de suas decisões. Outros demoraram e, sem auxílio, não se comunicaram com seus públicos interno e externo. Em meio a correntes de ajuda e solidariedade, pronunciamentos e intenso uso das redes sociais e demais meios digitais, conheça algumas formas de usar a comunicação a favor do seu negócio.

  1. Crie um comitê de crise: essa equipe definirá a linha de comunicação com todos os públicos. Deles partirão as demandas de informes, comunicados, pautas etc.
  2. Tenha canais para todos os públicos com os quais você se relaciona: colaboradores, imprensa, comunidade, clientes... cada público demanda um – ou mais – canal (is). Isso é fundamental para que a comunicação chegue de forma clara.
  3. Seja sincero e coerente: não há espaço para marcas que anunciam uma coisa, e na prática, vivem outra. Sinceridade e coerência são valores importantes.  
  4. Adote uma estratégia e seja assertivo: avalie com os profissionais de comunicação que te auxiliam como será o comportamento da empresa diante deste cenário e de cenários futuros. Na hora de comunicar, faça isso sem rodeios, nem enfeites.
  5. Deixe um canal de comunicação aberto: as pessoas estão com dúvidas, buscando novas informações. É tempo de se relacionar com elas.
  6. Abrace o digital: A melhor maneira de chegar às pessoas durante uma crise desta dimensão e com estas características é por meio das redes sociais e da comunicação digital.

Neste momento, e com tantas incertezas, aproveite para repensar seu negócio e a maneira como faz comunicação. Tempos difíceis são, também, oportunidades para rever processos, inovar e estabelecer uma aproximação com seus clientes. Conheça mais nossos produtos e serviços:

 

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