[ editar artigo]

COVID 19: Qual o Reflexo da Pandemia nas Empresas

COVID 19: Qual o Reflexo da Pandemia nas Empresas

A pandemia chegou e tudo mudou e, isso já estamos cansados de saber. As notícias falam isso o tempo todo. Mas existem algumas coisas que precisamos olhar para trás e refletir. Quando tem uma crise mundial, em muitas das vezes, significa o dinheiro trocando de mão.

É engraçado analisar assim, mas você já parou para pensar quantos empresários quebraram? Pessoas que do dia para noite não tinham mais um real de faturamento e as dívidas só aumentando? Sim, um dos setores que mais sofreu foi a gastronomia e o turismo.

Outras empresas até conseguiram sobreviver, mas você viu quantas novas pessoas se tornaram  empresários? Pessoas que não tinham nada e de repente, com muito trabalho e suor, viraram o jogo?

Empresas de internet, material para escritório, montadores de móveis etc., cresceram de forma gigantesca e porque? Por que agora as pessoas trabalham em casa e tiveram que adaptar o espaço em que viviam para poder trabalhar também.

 

Qual o Reflexo da Pandemia nas Empresas?

SEBRAE - PR - Tecnologia e Negócios Digitais

Essa é a parte mais legal. Esse novo começo, como muitos falam, fez com que empresas tradicionais mudassem a forma de trabalhar e descobriram que trabalhar em casa pode ser mais produtivo do que no escritório.

Já pensou economizar duas horas de ônibus por dia? Você consegue fazer uma academia e ainda sobra tempo. 

Alguns modelos de negócio já estão nascendo nesse novo formato de trabalho. Ninguém mais relaciona uma pequena empresa com aquele escritório em casa.

Se parar para pensar, antes da pandemia, se você chegasse em uma grande empresa dizendo que seu escritório era em casa e que não tinha uma matriz, certamente você não iria fechar negócio.

Nesse período, trabalhar em casa é para os "fracos", em uma visão tradicional, mas agora se tornou algo cultural. Nenhuma empresa mais irá te questionar se trabalha em casa ou não. Até mesmo porque eles estão utilizando um modelo híbrido de trabalho.

 

Facilidade de Contratação

Como as pessoas não precisam mais trabalhar de forma física na empresa, abriu um leque de opções para os empresários, pois a região territorial não é mais um problema. 

Antes os empresários, mesmo no ramo de tecnologia, eram "obrigados" a contratar profissionais da mesma cidade. Agora com o fluxo de trabalho já definido e a experiência do trabalho remoto, cada vez mais pessoas realizam o processo de integração nas empresas por videoconferência, ferramentas de gestão e/ou trabalho remoto.

Além disso, para empresas que possuem um orçamento de contratação apertado, ela consegue contratar profissionais mais qualificados em regiões onde a média salarial é mais baixa.

Da mesma forma que os profissionais que vivem em regiões com uma média salarial menor podem trabalhar em cidades onde o ticket médio é maior e, melhorar ainda mais o seu padrão de vida.

Curte, comente a sua opinião e experiência sobre esse tema.

Até mais!

 

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você