[ editar artigo]

Criptomoedas: O que é e como investir?

Criptomoedas: O que é e como investir?

O mercado financeiro digital vive hoje o seu auge de valorização, que vem em constante crescente desde o início de 2020. Ano que marcou uma virada para uma classe específica de ativos, as chamadas Criptomoedas, que até então ainda eram pouco conhecidas.

Falando nisso, você conhece ou já ouviu falar sobre as Criptomoedas?

Pois vale a pena conhecer mais a fundo, por que o jogo virou e elas se tornaram uma ótima opção de investimento e por isso estão sendo cobiçadas no mercado por vários tipos de investidores.

Neste artigo falaremos do que realmente são as Criptomoedas e de como você pode fazer para começar a investir nelas.

Vamos lá? Mas, fique ligado para não perder nada!

O que são criptomoedas?

De forma simplificada, são moedas digitais, que ganharam esse nome devido ao uso de criptografia para proteção de seus dados em uma rede de computadores interligados, chamada de blockchain, que é o meio por onde as criptomoedas transitam.

O modelo de criptomoeda foi formado em 2008, quando a primeira e mais conhecida criptomoeda foi mencionada, o famoso Bitcoin, que tem a compra e venda mais acessível do ramo.

Existem diversos tipos de criptomoedas, sendo um pouco mais precisa, mais de mil. E como são moedas 100% digitais, não possuem nacionalidade e nem patente de nenhum país. Por isso, seus valores além de subjetivos, são bem voláteis.

 A finalidade das criptomoedas é a mesma do dinheiro físico, é o poder e valor de troca, que facilita os mais diversos tipos de transações

Como investir em criptomoedas? 

Como a criptomoeda mais conhecida e utilizada mundialmente é o Bitcoin, vamos tratar mais dela neste tópico. Afinal, esse fato contribui também para que o Bitcoin seja a moeda digital mais fácil de investir no Brasil, tendo em vista que as demais podem não ter corretoras nacionais, dificultando os pagamentos e tornando um pouco mais complexo as transações, portanto, são recomendadas para investidores mais experientes e que possuem os conhecimentos específicos que são exigidos neste caso. 

Como dito anteriormente, o Bitcoin é a criptomoeda mais fácil de investir no país até o momento. Por isso, para investir na compra de Bitcoins basta você procurar uma corretora ou exchange, como também são conhecidas, da sua confiança e que trabalhe com essa moeda. Feito isso é só se cadastrar!

Uma dica para a escolha da corretora ideal, é que você cheque a sua liquidez, se certifique do volume de negociações da corretora, pois quanto maior o volume de negociações, mais usuários estão efetuando compra e venda dessas criptomoedas. Isso torna a corretora mais ágil na conversão e execução de pagamentos junto ao ABC cripto, entidade em prol do desenvolvimento da criptoeconomia no Brasil.

Veja agora uma lista com as 5 melhores corretoras de Bitcoins no Brasil:

●     Coinext;

●    Foxbit;

●     BitBlue;

●     BitcoinTrade;

●     Mercado Bitcoin.

Vale ressaltar que muitas dessas exchanges listadas acima possuem opções de investimento em outras criptomoedas, além do Bitcoin.

Por fim, outra dica para começar a investir em moedas digitais é que você busque ter pelo menos uma base de conhecimento em carteiras digitais, pois não é recomendado deixar suas criptomoedas por muito tempo nas corretoras.

Conclusão:

O mercado de criptomoedas está em uma crescente no Brasil, com o seu valor atingindo R$152.762 no fim de 2020 e prometendo ainda mais para este ano de 2021. Ficou com vontade de investir em criptomoedas? Comenta aqui em baixo!

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Mauricio Wojcik
Mauricio Wojcik Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você