[ editar artigo]

Gestão Remota: Como Ser Produtivo Sem Estar Próximo

Gestão Remota: Como Ser Produtivo Sem Estar Próximo

A pandemia trouxe um novo momento para muitas empresas e mostrou como podemos inovar e nos adaptar de forma rápida e consistente.

Muitas empresas nunca pensaram em realizar o trabalho remoto e da noite para o dia tiveram que se adaptar e ajustando isso a uma nova cultura organizacional. Já pensou em como estar próximo mesmo estando longe?

Essa é a pergunta que muitos gestores estão fazendo e realmente é uma pergunta muito importante pois é algo que pode transformar a vida de um profissional, se sentir acolhido, ter suporte e produzir.

Gestão Remota

Como Ser Produtivo Sem Estar Próximo? 

Como sabemos existem diversos tipos de gestores, acredito que muitos sofreram um pouco no começo da pandemia, principalmente aqueles que são "gestores de ponto". Algumas empresas ainda tinham como costume verificar os minutos que o funcionário chegava e saia, mas e agora? Como estão fazendo essa gestão de "produtividade"?

Essa parte é bem importante pois com o trabalho remoto as pessoas não são avaliadas pelo tempo que permanecem na empresa e sim pelas suas entregas e resultados.

Minha empresa sempre foi remota, mesmo antes da pandemia, e nossas entregas sempre foram realizadas com qualidade e em tempo hábil. Claro, que sempre tem uma ou outra que acabam tendo um atraso mas nada fora do normal.

Utilizamos o Asana como sistema de gestão de projetos e o Google Drive para gerenciamento de arquivos. Nossas reuniões são feitas através do Google Meet.

Como a empresa é pequena e conta com cinco colaboradores nosso único custo com ferramentas é o Google Suit para realizar a gestão da equipe. Claro que temos outros custos como VIMEO, MAILCHIMP, ETUS entre outros.

Gestão Remota - SEBRAE PR

Rotina Produtiva à Distância

Para manter sua equipe engajada é necessário ter de forma bem objetiva quais as atividades que cada profissional precisa realizar. Além do gestor saber disso, a equipe precisa estar alinhada com os prazos, por esse motivo sempre realizamos reuniões individuais e em equipe.

Com as tarefas bem alinhadas no Asana fica fácil conseguir mensurar as execuções, dúvidas e atrasos dos projetos ou atividades diárias. Com isso o gestor pode responder dentro do próprio sistema e qualquer pessoa que participa também pode colaborar com o projeto.

Nesse momento que estamos não podemos focar em realiza micro gestão mas sim, precisamos focar no desenvolvimento das pessoas, projetos e resultados como um todo.

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Frederico Sieck
Frederico Sieck Seguir

CEO - KOUD TECNOLOGIA

Ler conteúdo completo
Indicados para você