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Growth Hacking: afinal, o que é isso?

Growth Hacking: afinal, o que é isso?

Potencializar seus serviços, ou produtos, e acelerar o crescimento do seu negócio de forma rápida e eficiente. Será que é possível?

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre Growth Hacking. “Growth” significa crescimento, aumento e expansão. Já a palavra “hack” quer dizer algo como encurtar o caminho, ou simplesmente, atalho. Ou seja, “Growth Hacking”, se traduzido ao pé da letra, explica exatamente o conceito desse método que vai muito além das estratégias de marketing que você já conhece.

 

Ok, mas como funciona isso na prática? 

Bem, Growth hacking nada mais é que um método que foca na inovação, escalabilidade e no crescimento rápido e sustentável de um negócio. Esse nome foi dado pelo CEO da GrowthHackers.com, Sean Ellis, depois que ele percebeu que o marketing tradicional estava deixando de lado o foco no crescimento de seus clientes. O principal objetivo desse método é aumentar a base de clientes ao mesmo tempo que mantém os investimentos baixos.

O Growth hacking então utiliza técnicas de marketing, com pitadas de criatividade, para que isso tudo aconteça de maneira assertiva. Veja alguns exemplos:

 

Estratégias de conteúdo para alavancar suas vendas

Você com certeza já ouviu falar no tal do marketing de conteúdo. Estatísticas apontam que gerar conteúdo para atrair clientes é 62% mais barato e gera três vezes mais possíveis clientes para o seu negócio. Aí a importância de criar conteúdos relevantes e personalizados para seu público. Um conteúdo capaz de atrair pessoas para o seu negócio, também tem potencial de venda, concorda?

 

Os “brindes” na era digital

Quando falamos de conteúdos interessantes ao seu público, muitas vezes estamos falando de “brindes” que seu cliente ganha ao deixar seu e-mail: conteúdos exclusivos, ebooks, planilhas, tabelas, planners, aulas e tutoriais, etc. Perceba que quanto mais legal for seu conteúdo, e mais interessante ao seu público, mais leads você vai gerar e mais pessoas terá em sua base para nutrir e converter.

 

Chamada para a ação

Ok, seus conteúdos são riquíssimos e extremamente relevantes para seus clientes, mas eles estão sendo incentivados a consumir o que você vende? Nessa etapa vale tomar o cuidado de sempre incentivar seu público a realizar uma ação. Essa etapa chamamos de “call-to-action”, que traduzido ao pé da letra significa exatamente chamar o cliente para uma ação: comprar um produto, baixar um ebook, ligar para um consultor, deixar seu like, etc.

  

Avaliações geram credibilidade

Pense na sua jornada quando vai comprar um produto ou serviço. Quantas vezes você se deparou com comentários positivos ou negativos e isso afetou totalmente sua decisão de compra? Os comentários, reviews e depoimentos on-line são capazes de influenciar (e muito) na decisão do usuário. Incentivar seus clientes a deixarem opinião pode te ajudar nisso.

 

Growth hacking para pequenas e médias empresas

Tudo o que falamos até agora fez sentido para você? Consegue enxergar esse método funcionando no seu negócio?

 

Como já falamos lá no começo, o principal objetivo do growth hacking é tornar sua estratégia sustentável e escalável, com o menor custo possível. Parece uma ótima opção para pequenos e médios negócios, concorda? Investir menos, lucrar mais (e mais rápido).

Se você está patinando com sua estratégia, gastando muito dinheiro, energia e tempo demais nas ações e, principalmente, não está vendo resultados para o seu negócio, então você não está usando estratégias de growth hacking. Mas calma! Nem tudo está perdido. Preste atenção nas ações que têm desenvolvido, convoque seu time e respondam:

  • Como podemos escalonar essa ação com processos que possam ser repetidos?

  • Como fazer isso sem gastar muito tempo e dinheiro?

Use a criatividade e não tenha medo de errar. Realize testes, não esqueça de estabelecer metas e, principalmente, avaliar cada ação. Quanto mais rápido você errar, mais tempo tem de ajustar a estratégia.

Encontrando as respostas, e principalmente as ações certas, com certeza seu negócio pode caminhar numa jornada muito mais sustentável. Boa sorte!  

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Vinicius Mello
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Vinícius Mello é Head da Comunidade de Negócios Digitais e Coordenador de Tecnologia no SEBRAE/PR. Mestre em Engenharia de Produção, pela UTFPR. Trabalha com projetos de tecnologia e inovação para empresas de alto potencial e negócios digitais.

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