[ editar artigo]

Home office e segurança da informação

Home office e segurança da informação

Algumas dicas importantes para empresas com sistemas na nuvem, especialmente em tempos de home office: implante controles seguros para a sua equipe acessar os dados e as aplicações.

Usando tecnologias como VPN e 2FA você libera com segurança o acesso a sistemas, servidores e bancos de dados remotos.

Veja como: 

  • VPN (rede privada virtual): certos recursos na nuvem só devem ser acessados por pessoal autorizado. É o caso da administração de bancos de dados e de servidores. Sistemas internos da empresa também não precisam ficam expostos na internet. Com a VPN, somente os usuários autenticados na rede virtual têm acesso à estes recursos. Para obter esse nível de proteção adicional, use produtos como OpenVPNAzure VPN ou AWS VPN.
  • 2FA (autenticação de dois fatores): hoje em dia, praticamente todo sistema permite que você ative uma etapa adicional de autenticação. Pode ser um código enviado por SMS, gerado por biometria, token ou software de autenticação. Tenha certeza de que você e a sua equipe usam esse tipo de recurso. Já se foi o tempo em que uma única senha era suficiente para impedir invasões e ataques de ransomware. Programas como o Authy ou o Google Authenticator ajudam você a controlar os códigos de autenticação facilmente.

Finalmente, considere o uso de um cofre de senhas como o Keeper Security ou o Lastpass. Aqui na CentralServer, ninguém salva senhas nos navegadores ou em documentos. Todas as senhas ficam no aplicativo de cofre, permitindo o controle centralizado de quem tem acesso aos registros.

Tomando essas ações, você vai elevar bastante o seu nível de segurança da informação e evitar problemas que poderiam vir a comprometer o seu negócio.

Autor do Artigo: Juliano Simões

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Edpo de Morais Pontes
Edpo de Morais Pontes Seguir

Consultor Comercial - Especialista em Cloud •Venda complexa B2B: Serviços de tecnologia Cloud Computing (VMware, AWS e Azure) para Startups, Desenvolvedores de Software, Indústrias, varejo e etc.

Ler conteúdo completo
Indicados para você