[ editar artigo]

Inteligência Artificial nos Negócios

Inteligência Artificial nos Negócios

Quando se fala em inteligência artificial qual a primeira coisa que vem a sua mente?

  • Filmes de ficção?
  • Robôs humanizados?
  • Emaranhado de IF ELSE?

Bom, que a inteligência artificial já marca presença na nossa realidade, não é novidade, mas cada vez mais nos aproximamos de uma nova revolução em que máquinas e equipamentos estarão mais presentes nas nossas vidas e exercendo mais funções dentro das organizações de forma mais rápida, focada e autônoma. Aí você pode se perguntar, mas porque impacta tanto? Isso se dá porque a inteligência artificial é um avanço tecnológico exponencial, uma nova forma de fazer software que gera mudança de realidade. Ela não é uma inovação sequencial, ela é um novo começo e com ela, vem outras mudanças e novas tecnologias que são mais fortes, mais rápidas e cada vez mais com uma capacidade maior de processar o maior número de dados, dessa forma, a presença de robôs no nosso cotidiano se tornará cada vez mais comum com o tempo e isso sim, é uma tendência.

Tire 5 dúvidas sobre o uso de Inteligência Artificial nos negócios

A realidade com a IA possibilita que sistemas se assemelhem à inteligência humana, pois sua base é o acesso e análise de dados, o que dá a eles a capacidade de tomarem decisões de forma precisa, independente e instantânea, algo que pode contribuir diretamente com os resultados de uma empresa e ainda, contribuir com a resolução de problemas práticos, pois quando falamos de IA, falamos de sistemas inteligentes.

Diante disso, novas realidades se aproximam, você já pensou em como se adaptar a ela? Selecionei algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

1. Se abrir para novas realidades e mudanças;

O mundo está em constante transformação, e nós, precisamos estar atentos a elas e acompanha-las, para que não fiquemos pelo caminho;

2. Analisar como a sua profissão e o seu negócio poderão ser impactados com essa nova realidade;

De que maneira? Buscando informação, estudando e não ficar estático no comodismo. É verdade que muitas profissões, funções e trabalhos desaparecerão, mas darão lugar a novos. Muitas necessidades de hoje, não teremos “amanhã”, mas teremos outras e é importante atentar-se a isso!

Grupo do Whatsapp do Sebrae Tecnologia e Negócios Digitais

3. Se planejar e se organizar para investir e investir de forma assertiva;

Quando falo em investir não digo somente em investir financeiramente em máquinas, equipamentos, sistemas, entre outros que sim, engloba tudo isso, mas além disso, investir na auto capacitação em trabalhar com tudo isso e também na capacitação da equipe de colaboradores da sua empresa. Lembre-se que as tendências tecnológicas e em sistemas trarão uma nova forma de relacionamento entre pessoas e empresas.

Reflita: Como são seus colaboradores? Eles têm habilidade com tecnologia, sistemas entre outros? Eles têm dificuldade ou facilidade em adaptar-se a elas? Como a sua empresa pode dar apoio para que eles aprendam e se adaptem?

4. Conheça os sistemas que podem contribuir com seu negócio e estude a viabilidade deles para aplica-los.

Os sistemas com inteligência artificial possuem habilidade de análise e gerenciamento de riscos, conseguem simular situações para alcançar às respostas mais apropriadas, executam funções como seres humanos e podem realizar tarefas complexas e específicas, com um raciocínio muito mais veloz e mais vasto que o nosso; possui interface simples e interativa, entre outros fatores. Qual sistema com a Inteligência Artificial é ideal para o seu negócio?

5. Atente-se sempre às Leis que englobam o acesso e uso de dados. Lembre-se que sistemas com a IA funcionam por meio de um grande banco de dados, é importante sempre conhecer e respeitar as leis que os abordam, por exemplo: LGPD.

Grupo do Whatsapp do Sebrae Tecnologia e Negócios Digitais

6. Atentar-se aos dados que se insere no sistema, pois trata-se de um sistema de compartilhamento e isso faz com que seja imprescindível a precisão deles, pois pode impactar diretamente nos resultados.

Dessa forma, podemos concluir que a Inteligência artificial vem como agente facilitador de resultados em vários aspectos, com o intuito de nos auxiliar na execução de tarefas e sim, podemos usufruir de todos os seus benefícios tornando nossa vida mais prática. E aí? Está preparado?

Tecnologia e Negócios Digitais

Ler conteúdo completo
Indicados para você