[ editar artigo]

Internet das coisas

Internet das coisas

Na década de 90 para acessarmos a internet precisávamos de computador, linha telefônica, modem e um bom provedor. Após três décadas os microcomputadores, que de micro, pouca coisa tinham, deram lugar aos mobiles.

Atualmente, ouve-se muito falar na Internet das Coisas, também conhecida como Internet Of Things ou apenas IOT, é notório que a conectividade chegou aos itens mais básicos do nosso cotidiano como, lâmpadas, lixeiras, geladeiras, tomadas e enfim, o que imaginarmos, possivelmente, já estará com tecnologia.

A tendência é que essas tecnologias dependam cada vez menos do ser humano pra ser operada, ela deverá atuar com certa autonomia tanto na coleta quanto na análise dos dados. Mesmo parecendo ser um ambiente que programe a si próprio e que portanto, as oportunidades de negócios possam parecer escassas, ao contrário disso, na Internet das Coisas as oportunidades podem ser consideradas novas fronteiras de negócios e com amplas terras a espera de desbravadores.

Estamos vivendo a quarta revolução industrial também chamada de Indústria 4.0 e com tudo isso fica claro que em relação a Internet das Coisas, empreendedores e empresas precisam ficar atentos, afinal não resta outra alternativa que não se render ao fato que o bonde histórico da automação está passando.

Então fique atento, conecte-se ou as coisas irão se conectar sozinhas!

Catiane dos Santos

Consultora de Negócios SebraePR

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você