[ editar artigo]

Manifesto Unicorns: Bora trabalhar juntos

Manifesto Unicorns: Bora trabalhar juntos

O momento é de reflexão conjunta e construção coletiva sobre o ecossistema de inovação que queremos. Na Live de Comunidade do Sebrae que fizemos na terça-feira, abordamos as circunstâncias da pandemia e o contexto complexo, multifacetado e desafiador do ambiente de criatividade e inovação de Curitiba. Você pode conferir a gravação aqui.  Será uma experiência muito rica se pudermos construir uma comunidade vibrante, próspera e inclusiva juntos.

Quando foi criado em 2015, o Unicorns construiu de forma colaborativa o seu propósito com a ideia de contribuir para a emergência de Unicórnios no PR. Era um grupo que abarcava a grande parte dos atores do ecossistema de inovação em Curitiba – mais informações você pode encontrar no texto já aqui publicado. Acontece que de lá pra cá o ambiente da cidade se tornou bastante complexo, com um boom de negócios digitais, economia criativa, aceleradoras, incubadoras e iniciativas de educação empreendedora. 
Vamos todos juntos
Entendemos que o momento é de construir um propósito que seja adequado a esses nossos tempos, com valores bem definidos, governança clara e compliance inequívoca. O propósito fortalece nossos laços, permitindo que a gente se reconheça como comunidade. 
Os valores facilitam que sejam estabelecidas normas de conduta, consubstanciadas numa governança que possa dar conta da multiplicidade e complexidade do ambiente. Para isso, é importante que ela seja ampla, inclusiva, formal e informal, transparente, plural e multisetorial. É relevante também que as regras de conduta estejam claras para todos, estabelecendo-se um compliance que estimule o ambiente de negócios e de criação de conhecimento inovador.
Mas isso são só ideias brutas, que precisam ser lapidadas em conjunto para que, se assim desejarem, possamos construir juntos nossa comunidade. Que lhes parece? Bora trabalhar juntos?

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você