[ editar artigo]

O que é a indústria 5.0

O que é a indústria 5.0

O conceito de indústria 5.0 é relativamente novo, uma vez que o mundo ainda está se adaptando às mudanças trazidas pela indústria 4.0.  

Em suma, a indústria 5.0 visa tornar o mundo um lugar melhor, reposicionando as tecnologias para serem utilizadas a nosso favor com foco em melhorar a qualidade de vida do ser humano.

Neste artigo, iremos falar sobre as principais características da indústria 5.0. Fique conosco.

Como a indústria 5.0 se diferencia das demais?

Empresas do ramo industrial como companhias de instalação elétrica industrial, por exemplo, se beneficiam muito da indústria 4.0 que tem seu foco nas fábricas, e ainda é um conceito que muitas empresas estão se familiarizando e entendendo os benefícios que ela traz.

E no que diz respeito à indústria 5.0, seu diferencial é que está focada em utilizar as inovações tecnológicas para benefício da vida humana, buscando se adaptar a essas inovações da melhor forma possível.

A ideia da indústria 5.0 relacionada à melhoria da vida humana, certamente também impacta no mercado e na evolução das empresas, pois visa melhorias em todos os aspectos da vida humana, inclusive no que diz respeito aos processos produtivos para consumo de mercado de maneira geral.

Uma empresa fabricante de vidros para ônibus, por exemplo, que está inserida na indústria 5.0, utiliza em seus processos produtivos diversos equipamentos inovadores e tecnológicos, permitindo assim que a rotina dos colaboradores da empresa seja mais eficiente, com maior produtividade, impactando diretamente no ambiente de trabalho.

Em suma, a idéia central da indústria 5.0 utiliza tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas para criar soluções voltadas para as necessidades humanas.

As principais características da indústria 5.0

SEBRAE - PR - Tecnologia e Negócios Digitais

As principais características da indústria 5.0 são divididas em seus três valores, são eles:

  • Qualidade de vida: a meta da indústria 5.0 é tornar a vida humana mais confortável em todos os sentidos. Um profissional que presta serviços para uma fabricante de balcão refrigerado pequeno, por exemplo, não enfrenta um trabalho pesado, graças a automação desenvolvida pela indústria 5.0

O avanço na saúde proporcionado pelo Big Data com a criação de robôs, biogenética e outras tecnologias fundamentais nesta área, também contribuirá para uma boa qualidade de vida, mesmo para pessoas com uma idade mais avançada;

  • Inclusão: A indústria 5.0 visa construir um mundo menos excludente, onde todos têm direito à conforto, saúde, segurança e qualidade de vida. Afinal, a inclusão é essencial para uma sociedade evoluir;

  • Sustentabilidade: a evolução no mercado industrial trouxe um mercado mais competitivo e cheio de possibilidades e com isso, também trouxe efeitos negativos como a exploração de recursos naturais de forma desenfreada, com isso, houve degradação, extinção, poluição, mudanças climáticas e escassez de recursos naturais.

Por isso, a indústria 5.0 tem entre seus objetivos a utilização de tecnologia para expansão de energias renováveis para extinguir a utilização de combustíveis fósseis.

A indústria 5.0 tem metas que ainda estão longe da realidade atual, mas que podem se tornar realidade e trazer para o mundo evolução e melhor qualidade de vida para os seres humanos e para o meio ambiente.

E então, gostou do nosso artigo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo.

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você