[ editar artigo]

Qualidade de Software: Certificação que aumentará a competitividade da sua empresa!

Qualidade de Software: Certificação que aumentará a competitividade da sua empresa!

Muito provavelmente, se você trabalha com empresas de tecnologia, já tenha escutado falar sobre a certificação MPS. O MPS.BR, Melhoria do Processo de Software Brasileiro, é um programa da Softex com o objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e as práticas de gestão de RH na indústria de TIC.

Os modelos MPS-BR são compatíveis com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente. Para isso, foram criados 3 Modelos de Referência

  1. MPS-SW - SOFTWARE
  2. MPS-SV - SERVIÇOS
  3. MPS-RH - GESTÃO DE PESSOAS

Como posso solicitar essa certificação para minha empresa?

No webinar da Softex, "PROGRAMA MPS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS", abordei sobre o Sebraetec, um produto do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para as empresas, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados. O Sebraetec conecta pequenos negócios a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos que atendem em todo território brasileiro.

Com essa proposta, o Sebraetec busca fortalecer a capacidade competitiva, nesse sentido são disponibilizados: consultoria tecnológica, serviços metrológicos, avaliação de conformidade (certificação) e prototipagem.

CERTIFICAÇÃO CONFORME MODELO MPS.BR

A certificação do sistema de gestão da qualidade da empresa é requisito para a certificação compulsória de vários produtos e condição para o fornecimento para grandes empresas. O modelo MPS-BR é alinhado com normas e modelos internacionais, como ISO, CMMI, ITIL, COBIT, levando em consideração a realidade de pequenas e médias empresas brasileiras.

A certificação conta com 3 etapas: 

  • Etapa 1 – Preparar a Avaliação
  • Etapa 2 – Avaliação Inicial
  • Etapa 3 – Avaliação Final

Como ter acesso e solicitar o serviço?

Basta ir até o ponto de atendimento (no momento de forma digital) do Sebrae de sua região com sua identidade e com o número do CNPJ de sua empresa. Durante o atendimento, você deve explicar a situação da sua empresa e indicar em que ponto há a necessidade de inovar. Dessa forma, o Sebrae pode acionar um dos prestadores de serviços tecnológicos cadastrados para viabilizar a inovação na sua empresa.

 

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Vinicius Mello
Vinicius Mello Seguir

Vinícius Mello é Head da Comunidade de Negócios Digitais e Coordenador de Tecnologia no SEBRAE/PR. Mestre em Engenharia de Produção, pela UTFPR. Trabalha com projetos de tecnologia e inovação para empresas de alto potencial e negócios digitais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você