[ editar artigo]

Soft Skills: Entenda o que são

Soft Skills: Entenda o que são

Traduzindo para o português - Habilidades interpessoais, até um tempo atrás todo bom desempenho de um profissional era definido com graduações, cursos, MBA e etc, a capacidade do empregado era medida pela quantidade de diplomas e certificados conquistados. As soft skills são habilidades internas de um individuo, portanto são mais difíceis de quantificar e reconhecer, pois se trataram das experiências psicossociais de uma pessoa.
Nesse artigos vamos explicar quais são as principais soft skills, as suas individualidades, e como elas podem ser vantajosas em um ambiente corporativo. 

Quais são as principais soft skills? 

Controle das emoções: Habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido.


Pensamento criativo: Pode ser usado em todas as áreas de um negócio. É necessário que se pense fora da forma usual. Então, deve expor meios ainda não utilizados para solução de um problema ou a melhoria de um processo.


Colaboração: Tem como intuito aproximar os processos e as pessoas, estimulando a produtividade, integração, qualidade e o compartilhamento de novos conhecimentos.


Comunicação eficiente: É quando o que falamos é sempre compreendido pelo interlocutor. Ela precisa cortar ruídos, impedir desentendimentos e acabar com a frustração de uma mensagem transmitida pela metade ou de maneira errada.


Atenção para ouvir: Significa ter paciência e tolerância com o outro, e não apenas escutar quem está ao lado ou acompanhar o raciocínio de alguém. Ou seja, é preciso perceber, compreender e, principalmente, respeitar opiniões divergentes.


Gerenciamento do tempo: É o ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas. 


Habilidade para ser multitasking: Basicamente são Pessoas constantemente conectadas aprenderam a fazer várias atividades.


Trabalho em equipe:  É quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. 


Capacidade de planejamento: Pode ser definido como a capacidade para "pensar no futuro", antecipar mentalmente o caminho correto para realizar uma tarefa ou alcançar um objetivo específico.

 

Hard Skills

As competências técnicas que acrescentamos ao currículo são as chamadas hard skills. São as habilidades que podem ser ensinadas em uma capacitação. Por exemplo: o uso de ferramentas e conhecimentos profissionais. Elas são desenvolvidas nos treinamentos corporativos para melhorar a qualificação profissional.

No âmbito empresa: Quais são as vantagens?

Bom, podemos listar uma serie de vantagens para empresas em contratar seus funcionários não apenas se baseando nas hard skills, mas sim, encontrando um equilíbrio entre hard skills e soft skills. 

Projetos: Gerir projetos implica habilidades para gerenciar processos e pessoas, manejar as ferramentas necessárias para dar andamento às ações necessárias, desenvolver estratégias e, ao mesmo tempo, saber negociar, solucionar conflitos e atuar em equipe, ou seja, um bom gestor de projetos deverá encontrar seu equilíbrio entre as hard skills e soft skills, para atuar com sucesso. 

É possível concluir que, pessoas sem determinadas Soft Skills não saberão se relacionar em organizações, afetando diretamente o clima organizacional. As Soft Skills são de extrema importância para que um individuo consiga desenvolver atividades em sua empresa e também consiga se relacionar com colegas e superiores.  Vale a pena ressaltar que, o equilíbrio entre hard skills e soft skills deve existir, pois, conhecimento técnico é tão importante quanto inteligencia emocional. 

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você