[ editar artigo]

Tecnologia como Aliada para a Realização de Eventos

Tecnologia como Aliada para a Realização de Eventos

A área de eventos tem passado por muitas inovações e remodelações. De lançamento de marcas, palestras empresariais até festas itinerantes e grandes shows os organizadores agora pensam em oferecer mais do que somente o foco principal do encontro, buscam entregar uma experiência completa investido em design, propostas inovadoras, iniciativas sustentáveis e alternativas para atrair e fidelizar o público.

As novas tecnologias têm se provado fundamentais para que os organizadores consigam atrair e engajar participantes. E ultimamente, tornaram-se também poderosas ferramentas para qualificar os resultados dos eventos. Podemos encontrar soluções tecnológicas capazes de ajudar a poupar tempo, otimizar e automatizar algumas funções e estimular a interação entre os participantes com funcionalidades que vão desde serviços de automação e disparo de convites, passando pelas vendas online, reconhecimento facial, inteligência artificial, internet das coisas, avanço da robótica e realidade aumentada.

Inteligência Artificial

Chatbots, deep learning e big data são termos que cada dia mais passam a integrar o vocabulário dos organizadores de evento. A IA, ou Inteligência Artificial, tende a desempenhar um papel fundamental no crescimento da inovação tecnológica no setor, sendo aplicada desde o planejamento de um evento até o suporte ao cliente.

Os Chatbots são um programa de computador que conduz uma conversa via voz ou texto e simula como um ser humano responde a consultas específicas. São facilmente implantáveis em diversas plataformas. A partir deles é possível automatizar atendimentos, gerar diálogos, responder informações, atender a solicitações de usuários de forma automática e mais rápida.

Machine learning e Deep learning são habilidades de aprendizado automática de máquinas, envolvendo a inteligência artificial e a busca de reconhecimento de padrões como forma de definir algum tipo de aprendizado. É possível usar dados históricos para prever as vendas de forma muito mais precisa e rápida, além de identificar e atender demandas e solicitações dos participantes ao mapear as perguntas mais comuns e avaliações em pesquisas de satisfação.

Reconhecimento Facial

O reconhecimento facial é uma aplicação capaz de identificar e verificar expressões em pessoas através de imagens ou vídeos. Com o reconhecimento facial é possível autorizar pagamentos de forma automática, fazer check-in, disponibilizar acesso virtual a determinadas áreas do evento, fazer a segurança de eventos, reconhecer pessoas convidadas ou não.

Como alguns novos serviços para eventos permitem analisar as expressões faciais dos participantes isso possibilita medir as reações destes descobrindo se estão entediados ou satisfeitos com a apresentação e facilitando o ajuste da temática ou fazendo alguma intervenção pontual de estrutura.

Realidade Virtual

A Realidade Virtual permite levar o usuário a um ambiente 3D simulando experiências e permitindo demonstrar produtos e serviços, sendo uma grande aliada para melhorar a experiência do cliente no evento.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada traz o mundo virtual para o real. É a partir dela que funcionam os apps de jogos como o Pokémon Go, ou aplicativos nos quais o usuário tira uma foto do produto e recebe várias informações sobre ele. Quando aplicada a um evento permite ao participante interagir em diferentes plataformas e se sentir parte integrante do evento.

Tecnologia Beacon

Dispositivos que emitem informações via bluetooth de acordo com a localização da pessoa permitindo oferecer um serviço em que ao entrar no local do evento o participante receba no smartphone informações sobre check-in, roteiro do evento, nomes dos palestrantes e todas as informações que precisa para se localizar. É também um ótimo recurso para criar banco de dados com informações dos participantes.

Crowd Streaming

Ao contrário do tradicional “live streaming” – transmissão profissional ao vivo – o “crowd streaming” dá ênfase para a transmissão feita exclusivamente pelos participantes do evento. É possível produzir entrevistas exclusivas com os convidados, mostrar os bastidores, depoimentos da plateia e de quem está trabalhando no evento. O conteúdo espontâneo faz com que o evento crie mais proximidade com os presentes e gere muito mais engajamento e interatividade com o público.

Painéis Interativos

Os oradores podem utilizar painéis interativos para melhorar suas apresentações. Essa ferramenta permite o acesso a recursos online e multimídia, dando mais dinamismo às conferências e permitindo o envio de perguntas e participação ativa dos presentes no evento.

 

Essas são somente algumas das novas tecnologias para eventos que são utilizadas para personalizar a experiência e o conteúdo, além de permitirem matchmaking entre participantes. Pensar em possibilidades de entretenimento interativo podem trazer um grande diferencial aos eventos ampliando o volume de público e a satisfação deles com a experiência proporcionada.

Tecnologia e Negócios Digitais

Comunidade Sebrae
Barbara Rouze
Barbara Rouze Seguir

Interessada e atuante na cultura empreendedora e de impacto social com experiência prática na elaboração, execução e gestão de projetos com foco em crescimento, resolução de crises, gestão da mudança e implementação de voluntariado corporativo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você