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8 dicas de como utilizar o e-mail marketing para atrair novos clientes

8 dicas de como utilizar o e-mail marketing para atrair novos clientes

Para muitas pessoas o e-mail marketing é uma estratégia ultrapassada que não gera nenhum resultado positivo. Bom, elas não poderiam estar mais erradas. 

 

Mesmo com a ascensão das redes sociais o e-mail continua sendo uma ferramenta importante para trabalhar o relacionamento entre empresas e clientes. Isso acontece porque ele ainda é muito utilizado pela sua variedade de possibilidades. 

 

Estratégias de e-mail marketing permitem com que você crie newsletters atraentes, insira call to action, além de poder incluí-las em outras estratégias de marketing. 

 

Continue lendo por que vamos te dar dicas de como utilizar o e-mail marketing para potencializar o seu plano de comunicação!

 

Dicas para otimizar o seu e-mail marketing 

1.Não compre base de terceiros

Essa é uma dica e também um alerta. Muitas pessoas utilizam o e-mail marketing de forma irresponsável ao comprar bases de mailing já prontas de pessoas aleatórias. 

 

Acontece que essa prática é crime prevista pelo Código Penal brasileiro. O e-mail faz parte da privacidade das pessoas e, por esse motivo, não deve ser compartilhado sem a devida permissão. 

 

Outro grande problema é que ao fazer isso você estará se comunicando com pessoas que não sabem da existência da sua empresa e não estão interessadas em consumir o seu conteúdo. O que é exatamente o oposto do objetivo aqui. 

 

Além disso, os provedores atuais conseguem identificar problemas com envio e detectar quando houve a compra daquele endereço. 

 

Por exemplo: Uma empresa de odontologia está fazendo uma campanha de e-mail marketing para divulgar os benefícios do aparelho ortodôntico transparente por meio de uma base comprada em um camelô. 

 

Muitos desses e-mails são marcados como spam, então, a empresa do serviço de e-mail encerra a conta e toma ações legais contra a empresa de odontologia, pois identifica a compra da base, que é crime. 

 

Sendo assim, sempre opte por contatos conquistados por você e fornecidos pelos seus clientes por livre e espontânea vontade. Utilize formulários, por exemplo. 

2. Personalize e segmente

Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é que ele pode ser feito de forma personalizada. É por isso que de vez em quando recebemos e-mails que parecem terem sido feitos especialmente para nós. 

 

Para fazer isso, você deve juntar seus contatos com base em dados demográficos. Isso pode ser feito por meio de formulários de pesquisas e de cadastros. Assim, será mais fácil e certeiro definir qual o tipo de informação ideal e o estilo de escrita para cada grupo de clientes. 

 

Outro método de personalização é escrever os nomes dos clientes no começo da mensagem. Esse tipo de medida passa a sensação de carinho e exclusividade. 

 

A empresa do exemplo anterior pode oferecer diferentes produtos para diferentes tipos de grupos. Sendo assim, e-mails marketing anunciando materiais para o procedimento com lente de contato de dente podem ser enviados especificamente para as clínicas especializadas em estética. 

3.Ofereça conteúdos de qualidade

Não é porque o seu objetivo é vender mais que a riqueza dos textos devem ser deixada de lado. Atualmente, os clientes valorizam muito informações relevantes que não necessariamente demonstrem o objetivo de vender um produto ou serviço.

 

Por isso, invista em e-mails que transmitem informações valiosas sobre seu segmento e soluções para resolver qualquer tipo de problema ou necessidade envolvendo a sua área de atuação. 

 

É dessa forma que você irá mostrar para quem receber o conteúdo que sua empresa se importa com ele e, principalmente, que você é autoridade do mercado. 

 

Além disso, não deixe de prestar a atenção na estrutura do e-mail, garanta que as informações e imagens vinculadas sejam de qualidade.

 

4. Otimize os espaços em branco

E por falar na estrutura do e-mail não deixe de usar de forma criativa os espaços em branco. Aqui, a gente parte do princípio de que a maioria das pessoas fazem uma leitura superficial do texto. Por isso, você precisa encontrar formas de chamar e prender a atenção delas. 

 

A melhor forma de fazer isso é intercalar  blocos de texto com listas numeradas, pontos de marcação ou imagens. 

 

Mas, atenção! Posicione as imagens de forma estratégica, elas devem complementar as informações e não substituí-las. 

 

Certifique-se também de distribuir bem as informações, colocar links e botões em posição de destaque. Tudo isso irá aumentar o tráfego no seu site e a taxa de cliques (CTR).

 

5.Dê atenção ao texto da linha de assunto

Uma das dicas mais importantes do e-mail marketing é escrever um texto chamativo para o campo de assuntos. 

 

Essa única linha é o que irá destacar a sua mensagem em meio a tantas outras e fazer o usuário querer abri-la. Capriche no tom do texto, tornando-o o mais atraente possível. Ao mesmo tempo, ela deve ser simples e curta, mas com um significado completo. 

 

Parece muito difícil? Observe um exemplo de linha de assunto para um e-mail sobre prótese sobre implante dentário da empresa odontológica fictícia:

 

  • Conheça os melhores implantes dentários para cada tipo de paciente. 

 

6.Não se esqueça do call to action

Todo e-mail marketing tem um objetivo além de enviar informações relevantes para os contatos. Por isso, ao usar essa estratégia você deve fazer com que o contato realize uma ação específica. Seja ela acessar o seu site, baixar um e-book ou se inscrever em um evento. 

 

Utilize gatilhos que façam as pessoas continuarem lendo e adicione um Call to Action (CTA) para que elas saibam o que fazer depois da leitura. 

 

Você pode usar como CTA termos simples, como “Baixe agora!” e “Comece o seu texto gratuito” ou linhas mais específicas, como “Organize o seu tempo usando a tecnologia”.

 

Não se esqueça de destacar as suas CTAs com cores chamativas e outros recursos. 

 

7.Envie e-mail na quantidade e frequência certas 

Não adianta nada segmentar sua base de contatos, ter um título e um texto matadores se você não enviar seus e-mais na periodicidade correta.

 

O que acontece é que envios de mais podem deixar seus contatos de saco cheio, o que aumenta a taxa de desinscrição. 

 

Ao mesmo tempo, e-mails de menos os fazem se esquecer da sua existência.

 

Por esse motivo espere um tempo considerável para fazer os envios e varie nos assuntos abordados.  Se a empresa dos exemplos anteriores enviou uma mensagem sobre o quanto custa um implante dentário, na semana seguinte seria interessante fazer o envio de um conteúdo sobre dicas para comprar os melhores equipamentos para a clínica.

8. Faça testes A/B

 

Nenhuma estratégia nasce perfeita, ela vai se aperfeiçoando conforme for sendo colocada em prática. No caso do e-mail marketing isso não é diferente. 

 

Para garantir que os resultados estejam sendo alcançados é necessário realizar testes A/B. 

 

Basicamente, você irá elaborar dois tipos de e-mails diferentes com o objetivo de testar o assunto, direcionamento e efetividade das CTAs. 

 

Por exemplo: um e-mail terá uma linguagem mais comercialmente agressiva, enquanto o outro será menos intrusivo. Além disso, cada um irá contar com recursos distintos, como botões, fontes e imagens.

 

A partir disso você irá enviá-los para partes diferentes da sua base de contatos. Depois é só monitorar os resultados conseguidos por cada um para determinar qual é a melhor opção. 

 

Outra vantagem do teste A/B  é que você irá identificar quais a melhorias precisam ser feitas para aumentar ainda mais as taxas de abertura e conversão. 

 

Comece sua estratégia de e-mail marketing já!

Após essas dicas você já está quase preparado para começar a utilizar o e-mail marketing nos seu planejamento de comunicação. Agora é só colocar tudo em prática. 

 

Lembre-se que essa estratégia deve ser usada com responsabilidade e respeito para com os dados fornecidos pelos seus clientes. 

 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto. 

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