[ editar artigo]

A importância do brainstorming para a construção de grandes ideias e resultados

A importância do brainstorming para a construção de grandes ideias e resultados

Sabemos que uma empresa que quer se destacar no mercado além de ter uma boa gestão de seus negócios, precisa conseguir ser inovadora em seus produtos ou serviços e também na forma como divulga o seu trabalho. Para isso, é preciso investir em técnicas que estimulem o pensamento estratégico e possibilitem a descoberta de soluções eficientes e criativas. E é aí que o brainstorming pode ser muito útil para o seu negócio. Entenda nesse artigo mais sobre a técnica, como ela me ajudou e como você poderá colocá-la em prática em sua empresa.

O que é Brainstorming?

A técnica pode não parecer, mas foi criada há bastante tempo, mas especificamente em 1942, porém está em constante adaptação para melhor atender as demandas das empresas e os avanços do mercado. A palavra "Brainstorming" pode ser traduzida como "tempestade de ideias", afinal, a técnica permite que as pessoas pensem e deem ideias sobre determinado assunto utilizando sua criatividade, experiência e raciocínio. Ou seja, através de uma reunião em grupo, debate-se sobre soluções a um problema.

O Brainstorming na prática

Se a sua empresa precisa de soluções criativas, novas formas de encarar velhos problemas, eu posso garantir que poucos instrumentos são tão efetivos como um brainstorming. Esse ano devido à pandemia de Covid-19, tive que fazer muitas mudanças nas equipes em que gerencio, uma delas foi estar mais próximo deles, conversando, construindo novos laços e trocando experiência. Em um desses momentos, uma colaboradora acabou comentando sobre gostar e utilizar muito a rede social do momento, o TikTok

E foi aí que eu percebi como a plataforma poderia ser uma ótima oportunidade para as nossas empresas e também para os nossos clientes. E assim, criamos uma conta para a market4u, empresa do nosso grupo que é  a maior rede de mercado autônomos do Brasil. Pensamos em pautas e colocamos as ideias em prática. Tivemos resultados incríveis com um alcance orgânico de mais de 1 milhão 400 mil views, e isso trouxe, é claro, um maior reconhecimento sobre a marca.

Ficou curioso? Confira na prática como foi isso?

https://www.tiktok.com/@market4u
Vídeo com mais de 1.400.000 views 

Quais são os principais objetivos da técnica?

É necessário entender que o processo envolve organização. Para isso é preciso seguir alguns passos essenciais para se chegar em um resultado satisfatório. Após identificado o problema que será resolvido, você deverá:

Definir um líder

É importante definir um líder para que todas as etapas sejam executadas de maneira organizada, evitando possíveis conflitos.

Definir o tempo de atividade

Cronometrar as anotações das ideias ajudará a equipe a se concentrar melhor durante o Brainstorming, sem perder o foco. Torna-se um “desafio” forçar a mente a pensar em ideias criativas com um tempo estipulado.

Entender que todos os colaboradores podem colaborar com suas ideias  

Incentive todos os participantes a dar ideias, sem medo, pois quanto mais pessoas participarem, mais ideias diferentes surgirão. Trate todos iguais e não diminua ninguém. Mesmo que nem todas sejam utilizadas, isso estimulará a criatividade das pessoas envolvidas.

Entender que nenhuma ideia deverá ser criticada

Em uma reunião de Brainstorming, quanto mais ideias, melhor. Não dispense nenhuma ideia, consiga o máximo que puder. Quando o fluxo se esgotar ou quando houver um número suficiente de ideias, sintetize-as e agrupe-as em categorias. Um método muito utilizado para a realização da técnica é o de post-its, pois permite que as ideias sejam rapidamente registradas, editadas ou descartadas.

Tenha certeza que todos os colaboradores entenderam a ideia

É importante que todos os colaboradores saiam do brainstorming com a certeza de que o encontro foi produtivo. Você não precisa ter uma solução definida de forma clara ao término da reunião, mas é importante que todos tenham uma direção apontada para a solução do problema que será resolvido. 

Afinal, o brainstorming é justamente o envolvimento de diferentes pessoas para moldar uma ideia perfeita. Um colaborador pode sugerir, outro completar e assim vai se chegando a uma proposta próxima à solução ideal.

Faça uma seleção das melhores ideias

Ainda em grupo, faça uma análise crítica sobre as ideias sugeridas durante o Brainstorming e selecione as melhores. Observe se elas estão voltadas para o foco do problema, e se será realmente possível colocá-las em prática.

Conclusão

Você conferiu neste artigo como um brainstorming pode ser uma ferramenta administrativa importante para fomentar a inovação no ambiente corporativo. Quando o brainstorming se torna um hábito, fica mais fácil para a empresa antecipar tendências de mercado e solucionar possíveis problemas. 

Além disso, traz como ganho o envolvimento de toda a equipe nesse processo, o que contribui para a satisfação e a motivação dos colaboradores. Não deixe de colocar todas essas dicas em prática!

 

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Fernando Castellon
Fernando Castellon Seguir

Publicitário de formação, apaixonado por empreendedorismo, vendas e startup! CEO - Motion Publicidade / CMO - market4u / CMO - BioGrupo

Ler conteúdo completo
Indicados para você