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A Regra 80/20 no Marketing de Conteúdo

A Regra 80/20 no Marketing de Conteúdo

Quer engajar o seu público com conteúdo relevante e de qualidade? Para isso, existe a Regra 80/20, que consiste em entregar 80% de conteúdo relevante e apenas 20% de publicidade. Essa estratégia é utilizada pelos profissionais de marketing a fim de trazer credibilidade e visibilidade à marca. Dessa forma, o marketing de conteúdo é uma maneira eficaz de entreter, informar e educar o público-alvo.

O marketing de conteúdo é utilizado para conquistar o seu público, atendendo seus desejos e solucionando seus problemas, uma vez que ele não acessa redes sociais, blogs etc. à procura de propagandas, mas de conteúdo de qualidade, que o satisfaça. Isso é possível quando o conteúdo é alinhado ao perfil do consumidor e ao posicionamento da sua marca.

Para que essa técnica funcione, é preciso oferecer benefícios antes de tentar vender os produtos ou serviços. Para isso, é essencial fazer um planejamento minucioso das ações de marketing, que incluem conhecimento de escrita, pesquisa de mercado e SEO.

Quando o conteúdo está sendo produzido é importante revisar o texto, analisando se as palavras-chave estão bem empregadas, se as imagens são de qualidade e se há links quebrados. Atualizar a sua página constantemente é fundamental para engajar o público-alvo.

Posts que já tenham recebido visitantes podem ser melhorados ainda mais: basta atualizar as informações, caprichar no conteúdo visual e fazer linkagem interna, além de inserir  call to action (“chamadas para ação”, links que levem os usuários a realizar ações ou palavras utilizadas para orientá-los, como “acesse agora”, “saiba mais” que apontem para webinars, e-books ou qualquer outra ação que ajude na prospecção de leads).

Benefícios do marketing de conteúdo

Um dos grandes benefícios do marketing de conteúdo é o reconhecimento de marca. Qual a empresa que não quer ser a referência do consumidor? Ao produzir conteúdos de qualidade, as pessoas começarão associar determinado produto à sua marca. Isso gera lealdade por parte dos consumidores que se tornam os principais divulgadores da marca; ou seja, você conseguiu conquistá-los e, possivelmente, fidelizá-los.

Gerar e informar leads é outro benefício que o marketing de conteúdo proporciona. Por meio dele, você pode criar campanhas mais direcionadas a um nicho de mercado. Assim, o contato com o cliente é direto! 

As vendas também tendem a aumentar com essa técnica, pois o consumidor acaba comprando das empresas que fornecem conteúdos relevantes. Isso ocorre por meio de gatilhos mentais que estimulam a necessidade de ação de quem recebe a mensagem. Por exemplo, quantas vezes você comprou um produto por ver várias informações relevantes sobre ele? É assim que esses gatilhos funcionam, eles despertam a mente do receptor para a realização de uma ação (no caso, a compra).

Algumas empresas são tão boas na Regra 80/20 que deixam seus consumidores “apaixonados”. Esses consumidores atingem um nível de satisfação tão alto que criam uma relação de amor com a sua marca! Não é à toa que vemos clientes ansiosos pelo lançamento de produtos de determinadas marcas.

Após a aquisição do produto, o marketing de conteúdo também auxilia no pós-venda. É muito mais fácil fidelizar o cliente quando ele foi “fisgado” pela qualidade. Isso possibilita que novos consumidores venham até você sem muito esforço. Portanto, o marketing de conteúdo pode trazer liderança à empresa, uma vez que o consumidor busca por informações que possa ajudá-lo a resolver problemas e tomar decisões de compra assertivas. Marcas que oferecem conteúdos de valor sempre têm consumidores fieis. E aí, pronto para colocar a Regra 80/20 em prática?

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