[ editar artigo]

Antes de fazer marketing digital, faça marketing!

Antes de fazer marketing digital, faça marketing!

O marketing digital é uma das estratégias de marketing que se difundiu com altíssima popularidade e vem se expandindo à medida que as pessoas entendem seu papel nos negócios e à medida que os consumidores perdem o medo de adquirir produtos pela internet e são cada vez mais influenciados por diferentes estímulos, demandando das empresas essa presença online.

A perda desse medo dos consumidores “tradicionais”, ou seja, aqueles que só compravam indo até a loja se deve, em grande parte, devido os meios online serem a única forma de permitir que os negócios se mantivessem ativos.

Com o fechamento das lojas físicas não restou outra opção senão começar algum processo de adequação desses negócios que estavam perdidos no tempo enquanto os avanços na forma de vender avançavam. Foi a pior maneira de fazer os gestores e empreendedores abrirem os olhos, mas foi mais do que suficiente.

Então o marketing digital foi visto como um “salvador” na vida das empresas para ajudar a sair do limbo o qual parte dos empresários se colocou e colocou seus negócios sofrendo da famosa síndrome de Gabriela, que diz “eu nasci assim, vou ser sempre assim...”.

Mas antes do marketing digital, você está fazendo marketing?

Resumidamente o marketing digital é um conjunto de ações pensadas e executadas para que uma empresa possa levar sua mensagem e seus produtos a sua parcela de clientes através da internet, divulgando suas soluções de maneira assertiva.

Dentro do marketing digital existem algumas estratégias e ações como o marketing de conteúdo, e-mail marketing, mídias pagas e assim por diante.

Entre as vantagens do marketing digital estão a economia e a assertividade das ações uma vez que é possível segmentar melhor os públicos e acompanhar o desempenho com muito mais segurança.

Mas antes do marketing digital existe uma série de coisas a serem feitas e que em meio a tanta solução mágica o empreendedor, que já não liga muito para planejamentos, acaba deixando de lado.

Vamos as perguntas básicas que o marketing é capaz de responder e que o empreendedor talvez ainda não tenha olhado:

Produto 

Seu produto é adequado ao seu cliente e o mercado está devidamente mapeado para que tenha uma boa performance?

Você está acompanhando as mudanças no comportamento desse cliente e oferecendo soluções que realmente se encaixam no que ele precisa?

Preço

Você está praticando o preço correto?

As finanças da sua empresa estão devidamente separadas e ajustadas para novos investimentos como o marketing digital?

Praça

Seu ponto de venda está preparado para receber os clientes?

Ele está ajustado com o que há de necessário e básico para que os clientes possam se sentir completos na experiência de compra?

O atendimento na sua loja ou seu estabelecimento é excelente e você o faz da forma que gostaria que fizessem com você?

Promoção

Além do marketing digital você promove seus produtos da forma correta, realiza ações de incentivo ou descontos para seu cliente? (isso só terá efeito positivo se as finanças estiverem corretamente controladas)

Você é capaz de mapear outras formas de promover seu produto e outros canais adequados ao seu cliente?

Aqui entra também o marketing digital pois ele é uma maneira de promover seus produtos com estratégias de comunicação pensadas para o seu público, mas isso só será possível se as outras etapas do processo já tiverem sido realizadas de maneira correta.

Uma grande parcela dos microempreendedores individuais e até mesmo gestores de micro e pequenas empresas não separa as contas pessoais das contas da empresa, o que é um enorme problema porque você perde a capacidade de saber exatamente onde está e para onde precisa ir, perde a noção de quanto gasta e como gasta, perde a possibilidade de identificar corretamente soluções mais práticas para sua empresa que vem antes das estratégias de marketing digital.

Sou totalmente a favor do marketing digital e trabalho com isso no meu dia a dia, mas ele sozinho não tem a capacidade de fazer um negócio saudável e viável, ele é parte de um conjunto e em alguns casos é visto como solução milagrosa, mas não é tão simples, não acontece na noite para o dia, não ocorre de graça e, principalmente, não é o único caminho.

Antes de chegar ao complicado, comece pelo básico e se pergunte:

Antes de fazer marketing digital, estou fazendo o básico?

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Luiz Aranda
Luiz Aranda Seguir

Sou um mercadólogo apaixonado pelo marketing, pela inovação, pela melhoria de processos e pela tecnologia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você