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Branded content: 5 dicas para dar personalidade à sua marca

Branded content: 5 dicas para dar personalidade à sua marca

Investir na gestão da marca pode trazer grandes resultados às empresas que querem se destacar no mercado. Um dos pontos-chave desse investimento é branded content, ou seja, o conteúdo da marca. Para ter significado para o público-alvo, esse conteúdo precisa ter qualidade e relevância.

Para que sua marca seja fortalecida, o branded content precisa ser diferente das dinâmicas convencionais de divulgação da marca. Digamos que você precisa sair dos anúncios triviais que podem passar despercebidos pelo público e passar a criar conteúdos que transmitam informação de uma forma mais leve, por exemplo. 

Por ter muita flexibilidade, o branded content pode ser adaptável aos diferentes posicionamentos do marketing, como a publicidade, entretenimento e informação. Além disso, ele pode ser desenvolvido em vários formatos e canais.

Fatores essenciais para produzir um branded content de sucesso

Para a produção do conteúdo da marca é preciso levar em conta vários fatores. Lembre-se de que no marketing digital o planejamento das ações tem um ritmo diferente do marketing tradicional. As reações são mais instantâneas! Isso se deve ao fato de que o público que não é atingido rapidamente por uma ação instantânea pode acabar perdendo o interesse no assunto e, consequentemente, sua marca perde a chance de ganhar visibilidade. Portanto, o primeiro passo é planejar ações mais rápidas e mais certeiras.

Para saber se o branded content está dando resultados positivos, você deve criar maneiras de monitorá-lo e gerenciá-lo. Dessa forma, é possível mensurar se o conteúdo produzido está gerando engajamento entre os consumidores. 

Saiba que as grandes marcas conseguem gerar mais leads por meio de conteúdos que ultrapassam as expectativas do seu público. Por exemplo, uma das formas de conseguir isso é deixar a formalidade de lado e desenvolver um branded content mais divertido, mas sem perder a relevância. Como a maioria dos conteúdos são veiculados nas mídias sociais, eles dependem do compartilhamento do público para se tornarem conhecidos. Como esse compartilhamento é espontâneo, para que a interação ocorra entre o maior número de pessoas, é importante que o seu conteúdo “converse” com outros a fim de gerar resultados satisfatórios em publicidade e, consequentemente, divulgação para sua marca.

Assim, para que as ações do brandend content tragam um bom posicionamento e divulgação da sua marca no mercado, é preciso que ela transmita a personalidade adequada. Lembre-se de que a personalidade da marca define o tom da sua comunicação com o público. Além disso, ela ajuda na construção do relacionamento com seus consumidores e até mesmo os faz ter um apego emocional a ela.

Como melhorar a personalidade da marca

1. Crie conceitos

Sabe aquelas marcas que conseguem contar uma bela história simplesmente com poucas palavras? Para isso, utilize técnicas do storytelling a fim de atingir a emoção do seu público. Pegue algumas palavras e desenvolva um conceito que o ajude a criar laços e um forte relacionamento com seus consumidores. Deixe que eles sintam aquele “friozinho na barriga” ao esperar as cenas do próximo capítulo!

2. Seja coerente

Para que você consiga criar uma personalidade memorável à sua marca, é essencial ter coerência e não ficar mudando o foco conforme a maré. Claro que você pode implementar novidades em sua identidade; porém, elas devem ser somadas às características já existentes, e não substitutas. Vale lembrar que no meio digital as incoerências vem à tona! Você não vai querer correr esse risco, certo?

3. Seja sedutor

Quem não gosta de ser provocado por um conteúdo atraente? Muitas marcas famosas obtiveram sucesso justamente por produzir conteúdos provocativos, que fazem o consumidor sair da zona de conforto. Experimente sair do comum e crie algo que chame a atenção do público de uma maneira única.

4. Crie referência

Provoque uma resposta emocional no seu público. Marcas que conseguem fazer isso se tornam memoráveis. Por exemplo, há uma quantidade absurda de  pessoas que se divertem com um simples meme. Mas por que isso ocorre? Criar um conteúdo muitas vezes nostálgico traz ótimas respostas do público. Porém, para criar esse tipo de conteúdo, é preciso estar atento ao contexto e usar referências que são rapidamente captadas pelo público.

5. Defina o tom de voz

Bem, sua marca deve ter uma lista de qualidades e a maneira de como ela irá se comunicar com o público deve estar alinhada a essa lista, certo? O tom de voz da sua marca deve estar de acordo com a visão, missão e valores que você estipulou a ela. 

Dependendo do ramo em que sua marca atua, ela pode ter um tom de voz mais formal, mas isso não significa que você deva deixar de lado o bom humor, por exemplo. É possível passar mensagens sérias ao público de uma forma mais leve! Possivelmente, essa atitude pode ser ótima para criar diálogos com os consumidores e encorajar percepções positivas da sua marca. Dependendo do tom de voz usado, a sua marca se torna mais humana e mais acessível, por exemplo. Dessa forma, o branded content pode capturar a atenção da audiência e torná-la memorável! 

Portanto, uma marca com personalidade marcante transmite características positivas, o que a faz se diferenciar dos seus concorrentes. Quando for criar o conteúdo para sua marca, leve em consideração que a conexão do público a ela muitas vezes é pelo o que ela o faz sentir. Então, quando estiver criando o branded content, capriche nas características que quer que sejam transmitidas!

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