[ editar artigo]

Buyer persona: saiba como criar um para sua empresa

Buyer persona: saiba como criar um para sua empresa

Se você ainda não tem um buyer persona, sabe que está perdendo oportunidades para potencializar os resultados do seu negócio.

Quando falamos sobre buyer persona, é relacionado a representação do comportamento do público alvo e hábitos e preferências no seu negócio na internet. 

Basicamente, criar buyer persona para o seu negócio, independente do segmento, seja em argamassa baritada , entre diversos outros, é importante para que as suas estratégias de marketing sejam assertivas.

E, se deseja criar um persona para e garantir vantagens para o seu negócio, fique tranquilo, pois vamos te ajudar.

Pensando nisso, listamos três dicas neste conteúdo para que você possa aplicar e desenvolver um buyer persona para sua empresa. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

Entenda o que é buyer persona

Em resumo, o conceito é definido pela representação ideal de um cliente para sua empresa.

Basicamente, é um personagem fictício que é feito através de pesquisas com pessoas reais, logo, é a persona do seu negócio.

A pesquisa é relacionada aos hábitos, localização, interesses, desejos, entre outros, logo, é definido um nome para o personagem que representa o cliente ideal d e determinada empresa.

Se você atua com resíduos industriais, por exemplo, é possível definir o seu personagem fictício a fim de captar mais clientes e obter sucesso na contratação de serviço.

Portanto, ao definir a persona vai permitir tomadas de decisões mais assertivas para as estratégias de marketing digital. Continue lendo e confira dicas para criar um personagem fictício para o seu empreendimento. 

 

1. Defina o seu público alvo

Muitos confundem a persona com o público alvo, no entanto, embora semelhantes, existem diferenças.

O público alvo é caracterizado pelas pessoas que demonstram interesse em serviços e produtos da empresa. Logo, a persona é baseada em pesquisas com pessoas reais do público em específico. 

Contudo, é importante atentar nessas diferenças e segmentar o público antes de definir o personagem fictício do seu negócio.

 

2. Faça pesquisa de mercado

O mercado competitivo está cada vez mais acirrado, por isso, muitos empreendedores buscam estratégias para potencializar os resultados e captar clientes. Dito isso, a pesquisa de mercado é indispensável para criar um buyer persona. 

Se você tem uma empresa do segmento de pistola de pintura pulverizadora, e deseja criar o personagem fictício, saiba que será necessário muita dedicação na pesquisa demográfica e pessoal.. Ou seja, será preciso criar um formulário para defini-lo no seu negócio.

Para entender necessidades e hábitos dos clientes, crie perguntas como:

  • Idade;

  • Gênero;

  • Nível de escolaridade;

  • Necessidades;

  • Hábitos;

  • Entre outras.

3. De um nome para seu buyer persona

Ao realizar a entrevista com pessoas reais e entender qual é o cliente ideal para sua empresa, chegou o momento de definir um nome do seu buyer persona.

Antes disso, analise a pesquisa e entenda as respostas mais semelhantes com cada estatística levantada. Assim, você saberá qual é o cliente ideal através da análise de gráfico e, por fim, definir o nome da persona.

Esse será relacionado a identificação com a sua marca, logo, facilita a busca do consumidor, além de aumentar na captação de cliente que se identifica com o personagem fictício, e que a sua marca tem a solução para o seu problema.

Portanto, ao definir o personagem da sua empresa de modo correto, vai atrair o público interessado de modo que converse com as pessoas que buscam a empresa que atende suas necessidades. 

Crie o seu buyer persona e garanta resultados incríveis na sua empresa! Gostou do nosso post? Compartilhe com os seus colegas e deixe o seu comentário!

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você