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Call to Action e o aumento da taxa de conversão

Call to Action e o aumento da taxa de conversão

O Call to Action (CTA) é uma ferramenta essencial para quem trabalha com marketing digital, pois é ele que auxilia o seu cliente no percurso dentro do funil de vendas.

Algumas vezes, suas vendas podem estar estagnadas porque não há CTAs que convertam leads. Isso é totalmente prejudicial ao seu negócio, pois você não conseguirá direcionar seu usuário de forma efetiva para a ação desejada. É aí que entra o CTA, uma vez que ele irá ajudar o tráfego do seu site a converter leads e, consequentemente, vendas.

Suponha que um usuário acessou o seu site e encontrou exatamente o conteúdo que estava procurando, porém, ao finalizar a leitura, não achou nenhuma chamada a ação. Isso significa que seu lead poderá abandonar a sua página e você corre o risco de perder uma venda! Por isso, é importante preparar todo o caminho dentro do funil de vendas até que a última ação seja efetuada.

Baseado neste objetivo, o CTA é a junção de botões, textos, banners, links e funções de uma determinada página que incentivam o usuário a tomar decisões associadas ao conteúdo publicado. Essas chamadas para a ação costumam aparecer com o formato de “entenda como funciona”, “saiba mais”, entre outros.

Os CTAs podem aparecer tanto no final do conteúdo quanto ao longo dele. Isso depende do seu objetivo final e do estágio da jornada do consumidor. Saber o estágio em que sua persona se encontra é essencial para entender o que ela está procurando e, assim, escolher o CTA correto a fim de obter mais conversões.

É importante deixar claro que o CTA é um convite, uma recompensa que você tem a oferecer e não uma imposição. Para que os cliques nos CTAs ocorram, é preciso fazer um planejamento minucioso da distribuição de conteúdo na sua página. Os pequenos detalhes podem fazer toda a diferença nos resultados de suas ações.

Como escolher o Call To Action certo?

Antes de escolher o CTA certo para cada tipo de conteúdo, é preciso saber qual o nível de conhecimento dos usuários que navegam no seu site. Dessa forma, você poderá alinhar o conteúdo com a chamada para a ação.

Os CTAs do seu site precisam ser diferentes e chamativos, pois seus usuários precisam ficar atraídos por ele. Uma boa dica é se colocar no lugar dos visitantes do seu site e pensar o que te faz clicar no botão de uma página. Porém, algumas dicas de posicionamento, linguagem e design podem ajudá-lo a construir um CTA eficaz.

É importante utilizar cores de contraste entre o CTA e o restante da página para destacá-lo; insira o CTA no local que mais tenha a ver o conteúdo produzido; utilize linguagem imperativa, como o “saiba mais”, “baixe grátis”; use palavras claras e objetivas para explicar de maneira rápida e chamativa a ação que deve ser realizada e verifique o estilo e formato dos botões para que funcionem de acordo com o layout do seu site.

Onde utilizar o CTA?

Os CTAs podem ser utilizados em vários locais, porém, saber onde inseri-los é fundamental para a sua eficácia. Geralmente, os CTAs são inseridos na home page, pois é o local mais acessado por quem tem interesse pelo seu conteúdo. Cada página do site também pode ter um CTA convidativo para a realização de uma ação. Basta criá-los de acordo com cada seção.

Por exemplo, as redes sociais também podem conter CTAs chamativos para incentivar seus visitantes e seguidores a percorrerem no funil de vendas. Já no e-mail marketing, o CTA é capaz de mensurar o nível de interesse que o seu público tem em determinada ação. 

Portanto, as chamadas para ação conseguem fazer com que o seu conteúdo seja aproveitado. Dessa forma, os CTAs geram mais tráfego no seu site, reforçam outros links e aumentam as taxas de conversão.

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