[ editar artigo]

Como a produção de vídeo se tornou uma obrigação nas estratégias de marketing digital

Como a produção de vídeo se tornou uma obrigação nas estratégias de marketing digital

De acordo com a pesquisa Video Viewers, encomendada pelo YouTube, nos últimos cinco anos o consumo de vídeo online cresceu 135% no Brasil. Isso mostra que a televisão está perdendo cada vez mais espaço para a Web. Ainda segundo o estudo, a maioria dos espectadores (80%) está em busca de conteúdos que a TV não oferece.

Porém, as smart TV não foram esquecidas - o público assiste vídeos da web diretamente nelas. O estudo ressalta que o tempo de visualização do material audiovisual neste dispositivo aumentou 70% em relação a 2018.

Um dos motivos para os consumidores procurarem a plataforma são os conteúdos de aprendizagem e aprimoramento, como os tutoriais. Seis em cada dez respondentes da pesquisa decidiram buscar melhorias na carreira após assistir o conteúdo online. Além disso, 60% do público entrevistado afirma ter considerado comprar determinados produtos após vê-los em vídeos.

Importância do vídeo na estratégia de marketing digital

O conteúdo audiovisual é uma das melhores estratégias para atrair, converter e reter clientes. Há um leque de possibilidades, uma vez que o vídeo pode servir para apresentar a empresa, explicar um produto ou até mesmo ensinar sobre o mercado de atuação.

Esse apelo visual torna os vídeos conteúdos engajadores. Porém, não é só isso. Uma boa estratégia de vídeo também melhora seu SEO, faz com que seu público-alvo converta mais e, consequentemente, você vende mais.

Principais razões para investir em uma estratégia de vídeos

1. Torne seu conteúdo mais dinâmico e compreensível

Segundo a Video Brewery, 74% dos respondentes disseram que preferem tutoriais em formato de vídeo, uma vez que aprendem mais rápido com ele. Quando você fornece ao público a oportunidade de ver na prática o funcionamento, benefícios e detalhes do seu produto ou serviço, ele terá mais facilidade em decidir se a compra deve ser feita ou não.

2. Melhora o ranqueamento

O SEO ou otimização para os mecanismos de busca é uma excelente estratégia do marketing digital e pode ser utilizado nos vídeos. Isso vale tanto para o YouTube quanto para o seu blog, já que o audiovisual contribui para melhorar a experiência do usuário em seu site. Além disso, se você fizer uma busca no Google irá perceber que muitos resultados já mostram conteúdos em vídeo. Essa é uma boa forma de gerar tráfego qualificado à sua empresa.

3. Aumentar o engajamento nas redes sociais

De acordo com a Socialbakers, empresas que produzem e compartilham conteúdos audiovisuais conseguem aumentar o alcance de suas postagens do que com qualquer outro tipo de material. Além de aumentar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos, a audiência se torna engajadora orgânica da sua marca. Quando esse buzz marketing é bem feito, aumentam os interessados no seu funil de vendas, refletindo diretamente sobre elas.

4. Aumentar as chances de conversão

Os vídeos são ótimas ferramentas para mostrar um produto ou serviço, pois eles têm a capacidade de dar vida ao que é estático. Dessa forma, fica muito mais fácil e interessante para um potencial cliente ter uma ideia do que vai consumir. Pesquisas realizadas pela Koozai mostram que em média 12% do público que é atingido por um anúncio em formato audiovisual acaba comprando o que lhe foi apresentado.


5. Mobilidade

Os vídeos podem ser vistos em diversos dispositivos e o melhor é que o formato sofre pouca ou nenhuma alteração. Como o Brasil é um país que possui mais de um smartphone ativo por habitante, investir em estratégias audiovisuais faz toda a diferença quando o assunto é alcançar mais pessoas.

O conteúdo audiovisual online acaba sendo uma boa estratégia para empresas que querem marcar sua presença sem precisar pensar em adaptar o conteúdo às diferentes formas de visualização. Além disso, algumas plataformas, como o Vimeo e YouTube possuem ótima integração com as principais redes sociais, permitindo que seus vídeos sejam vistos e compartilhados por um número maior de usuários.

Como os vídeos trabalham com percepções e emoções, é preciso pensar na estrutura do conteúdo. Essa estratégia do marketing é interessante porque as pessoas acreditam na opinião de outros consumidores. Ver alguém na tela explicando um produto ou opinando sobre ele, aumenta a capacidade de absorção e aceitação do discurso. O movimento audiovisual ajuda o nosso cérebro perceber melhor “objetos em movimento”, ou seja, o vídeo tem a capacidade de atrair e manter a atenção focada do espectador. 

Além disso, o vídeo aumenta nossa capacidade de criar laços afetivos com uma marca, sendo um importante fator na hora de estabelecer uma relação de confiança que vai impactar diretamente na decisão de compra.


E você está esperando o que para pegar sua câmera e começar a produzir seu conteúdo audiovisual?

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você