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Como copywriting pode nos ajudar nos negócios!

Como copywriting pode nos ajudar nos negócios!

Esse artigo tem como objetivo colocar em prática no nosso dia a dia, novos conteúdos e simbologias referentes ao marketing digital.

Saber criar frases para propaganda na área do varejo é fundamental para as vendas principalmente no meio digital. Mas, você sabe o que significa copywriting?!

Pode se dizer que é um texto/comunicação persuasiva para vender algo no final, ou seja, levar a pessoa a tomar uma ação. Nesse cenário tão competitivo precisamos de estratégias que nos ajudem a vender e sair na frente da concorrência, pra isso, você precisa usar bem o copy (Copy é o diminutivo de copywriting, ou seja da nossa carta de vendas). Copywriter e o profissional especialista em fazer esse tipo de comunicacao, ele tem conhecimento profundo para desenvolver uma copy com as palavras mais persuasivas.

O copy é composto por um tripé, sendo eles público, mensagem e estratégia. Para escrevermos um bom copy precisamos nos dedicar 70% a pesquisa, 20% a escrita, 10% na revisão.

Conhecer o público com quem está se comunicando é de suma importância, facilita entender o que o nosso avatar procura, e saber o que você pode oferecer. No cenário tão competitivo que estamos, precisamos criar boas estratégias para se comunicar e ter uma boa interação, tomando essas atitudes estamos em vantagem.

As palavras na hora de persuadir devem ser escolhidas com atenção. Ter um bom banco de dados com algumas ideias de copywritings pode ajudar na hora de montar o seu próprio copy. E, para conseguir atrair o leitor para o seu texto através do título, você pode usar o modelo dos 4 Us.

Utilize esse modelo para escrever títulos matadores.

Esses 4 Us são:

1- Útil - possuir uma informação útil para o público-alvo;

2- Urgente - transmitir um senso de urgência;

3- Único - ter benefício único;

4- Ultra Específico - oferecer detalhes para o público-alvo.

Abaixo temos alguns exemplos que utilizamos na nossa marca, algumas copys que criamos para vender nossos produtos:

“Vista-se com qualidade, voce pode!”

"Vista a melhor versão de você “

“Mostre sua melhor versão através da sua imagem”

“Você está sempre bem vestida usando essa peça coringa”

Aqui são alguns exemplos de headline (o termo headline pode ser traduzido como manchete, chamada ou título) frases que chamam atenção em títulos são um diferencial para chamarmos a atenção do nosso cliente.

Para seguirmos o processo e despertar o interesse do cliente em adquirir e utilizar os nossos produtos é necessário ter clareza sobre o que estamos vendendo conhecer a qualidade dos itens que colocamos a venda, e assim, despertarmos o desejo usando gatilhos como escassez, buscando a vontade da pessoa, e mostrando por que ela precisa desse produto. Aplicando a técnica AIDA.

AIDA: A “fórmula mágica” para aumentar as vendas do seu negócio - Workana  BlogMas qual a sequência para fazermos uma boa copy?!

Tem um livro que fala sobre isso chamado The One Sentence Persuasion Course (Curso de persuasão de uma única frase) de Blair Warren e ele diz "As pessoas farão qualquer coisa para aqueles que encorajem os seus sonhos, justifiquem seus fracassos, acalmem os seus medos, confirmam suas suspeitas e ajudem a atirar pedras contra seus inimigos".

Assim temos uma noção de como persuadir de forma mais clara, como ativarmos a persuasão nas nossas copys, no nosso trabalho, seja nos textos ou mesmo nos vídeos que usamos para convencer nosso público.

Você tem encorajado seu público?! Conhece suas frustrações, medos? Conhece seus inimigos, o que limita esses clientes?! Esse é o processo de conhecer o nosso público e transmitir a sensação e confiança de que podemos ajuda-lo a resolver o problema que ele tem.

Mas pra que o trabalho de copy nas vendas?!

Nós seres humanos queremos comprar, mas não queremos que vendam para nós, por isso precisamos usar as emoções, Para voce entender melhor isso deixei uma lista para te ajudar a entender o porque as pessoas compram.

Tomamos nossas decisões através da emoção pois compramos forma impulsiva, intuitiva, incontrolável, emotiva e depois que justificamos com a lógica. Existem pessoas que justificam suas decisões através da razão (precisam de dados) e outras mais emoção (se conectam mais com pessoas) a identificação deste perfil auxilia no processo, mas ambos os tipos de pessoas tomam decisões baseados no emocional.

Sabe qual a palavra mais importante na copy?!

A palavra de mais relevancia numa hedline e mesmo no desenvolvimento da copy e a palavra Você! Tudo que o faremos na headline temos que fazer voltado a nosso cliente, se conseguirmos personalizar a palavra "você”, é ainda melhor, no entanto quando fazermos algo direcionado para redes sociais sabemos que isso não e possível. Quanto mais entendermos nosso público e suas dores, mais assertivos seremos na nossa persuasão, direcionando inclusive de forma mais abrangente, atingindo a sensibilidade do nosso cliente. E isso o mapa da persona pode nos ajudar de forma a desenvolver mais ainda nossa criatividade no momento da criação.

Da mesma forma que qundo conversamos pessoalmente usamos o rapport (Rapport é um conceito do ramo da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. Esta palavra tem origem no termo em francês rapporter que significa "trazer de volta"), assim também fazemos quando escrevemos, temos que focar em mostrar de maneira simples para quem está lendo ou assistindo a mensagem que queremos passar.

Lembre-se de que você precisa ser rápido e assertivo para transmitir as informações que precisa para transformar visitantes em leads e leads em clientes. Use todas as dicas dadas aqui para atrair e conquistar a confiança do público-alvo.

Quanto mais atraente e envolvente for o seu conteúdo, seja em video ou escrita, mais o usuário permanecerá em sua página e é bem mais provável que ele volte e converta. Uma maneira pratica de fazermos isso e transformar 5 caracteristicas do nosso produto em beneficios que nosso cliente tera (a solucao da sua dor) em adquirir nosso produto, mas por que fazemos isso?

Pelo simples fato de mostrar o valor para o cliente, para ele perceber que o preço que ele vai pagar no produto e irrisorio perante o valor percebido, quanto maior o valor percebido mais facilidade teremos na hora do fechamento de venda, por isso ele deve sempre ser colocado antes de informar o preco, e isso utilizando sempre a verdade, a essencia, pois assim o preco se tornara um mero detalhe, frente ao beneficios vistos como valor. Como diz Warren Buffet "Valor e o que as pessoas percebem, preco e o que as pessoas pagam"!. Faca uma lista do que voce poderia agregar de mais valor ao seu produto, talvez seja passar uma peca antes de colocar em exposicao, ou olhar nos olhos do cliente, sorrir, pois essa lista vai te ajudar a agregar mais valor ao que voce esta vendendo no seu dia-a-dia.

Apesar deste artigo ter ficado bastante extenso, está muito longe de esgotar o assunto sobre copywriting, pois esse é um tema muito amplo, que você precisa conhecer bem.

Por isso, aconselho você estudar o assunto para se aprofundar e se familiarizar com isso pois vai te auxiliar a alcançar o sucesso do seu negócio online e fisico tambem.

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Empresaria, sócia-diretora das marcas Produtiva e Modella Moda Intima, mãe de Família, mastercoach Integral Sistêmico pela Florida Christian University, design em Moda pela Centro Europeu, sou apaixonada por impactar vida e negócios, conte comigo!

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