[ editar artigo]

Como fazer marketing digital para clínicas de saúde

Como fazer marketing digital para clínicas de saúde

Diminuir lacunas na agenda médica é um desafio para a maioria das clínicas e conseguir táticas eficientes para isso depende de como a empresa se posiciona nas estratégias de marketing.

Embora as ações do marketing tradicional ainda tenham o seu valor, a forma de conquistar e fidelizar pacientes mudou muito com o avanço da tecnologia e, principalmente da internet, em especial, das mídias sociais.

O marketing digital é uma das melhores formas de atrair pacientes, porque a internet é, sem dúvida, hoje, a maior fonte de informação através dos canais de busca e relacionamento, que são os sites de pesquisa, os blogs e as mídias sociais. Confira como destacar a sua clínica e alcançar mais pacientes usando as principais estratégias de marketing digital.

 

Quais as principais formas de atrair pacientes

usando o marketing digital?

Não importa a área de atuação, seja clínica de dor ou de oftalmologia, sempre será possível conseguir captar mais pessoas através de um passo a passo bem simples: atração, conversão e relacionamento.

O marketing digital, através do marketing de conteúdo e anúncios, consegue atrair novos clientes por meio das redes sociais ou conteúdo do seu site.  Neste momento, é muito importante ter a assessoria de profissionais competentes para ajudar a gerar tráfego e conteúdo de qualidade, pois com estratégia e planejamento certo, a sua clínica pode ter a agenda sempre cheia.

 

Deixe sua marca em evidência com as mídias sociais

As mídias sociais revolucionaram a forma de relacionamento das marcas com os clientes. E isso vale muito para a área da saúde, em especial, as clínicas. Uma empresa que não possui perfil nas redes sociais está perdendo a oportunidade de manter um bom relacionamento com possíveis pacientes e fidelizar os que já frequentam o estabelecimento.

Mas não basta ter um perfil, é preciso conteúdo de valor. O que isso significa? Quer dizer que a marca deve tentar entender o seu público-alvo e compartilhar algo que seja relevante para ele. Se, por exemplo, a sua empresa for uma clínica de dor, colocar curiosidades e tratamentos sobre enxaqueca, dor na lombar e outros temas relacionados é a melhor estratégia.

É através de um conteúdo relevante que a conversa se inicia com a sua audiência. Se a clínica possui perfil em várias redes sociais, mas não o alimenta e não possui um planejamento estratégico, o objetivo de criar relacionamento com o cliente não se cumpre.

 

Blog: converse com seu público-alvo

O blog é muito importante no marketing digital. Além de ajudar a marca a ganhar autoridade, com o trabalho feito no blog você pode aparecer no topo dos sites de pesquisa, como o Google e isso significa mais pessoas chegando até seu site e a sua marca.

No blog você também vai compartilhar informações importantes e conteúdos relevantes para seu público. Diferentemente da mídia social, nesse canal, dá para se alongar mais e isso permite que você gere credibilidade.

Conteúdos bons ajudam o seu site no Google e aumentam a possibilidade de ranqueamento e isso deixa o processo de captação de pacientes muito mais fácil.

 

Anúncios: dê um empurrão para quem busca pelos seus serviços

A mídia paga é uma das principais formas de conseguir vendas ou captar clientes (pacientes, no caso da área da saúde). As principais plataformas de anúncios são o Google e as mídias sociais. E cada tipo de canal atua de uma maneira diferente quando o assunto é anúncio.

No Google, por exemplo, os anúncios permitem que os usuários que já estão realizando uma busca específica encontrem a sua clínica. Já os anúncios para redes sociais, como Facebook e Instagram, permitem destacar a sua marca para um público mais segmentado.

 

Como melhorar o marketing digital da clínica?

A frase mais importante quando se pensa em marketing digital é: planejamento estratégico. É preciso criar metas com um plano bem desenvolvido, cobrindo os aspectos mais importantes do marketing para clínicas.

É muito importante verificar os limites éticos do marketing na área da saúde, por isso, é essencial a ajuda de um profissional experiente na hora de implementar tais estratégias, e neste sentido uma boa agência de publicidade pode ser necessária.

Agora que você já tem as principais dicas, não perca tempo, comece a destacar sua clínica implementando estratégias de marketing digital.

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você