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Como fazer uma live profissional

Como fazer uma live profissional

Você entra nas suas redes sociais, em especial, no Instagram e fica impactado com a quantidade de lives que estão acontecendo, não é? Em consequência do isolamento social as lives estão presentes diariamente em nossas vidas. Pensando nisso, resolvi escrever esse texto com dicas para aqueles que desejam fazer lives profissionais. Vamos lá!

 

O que é uma live?

Mas, afinal, o que é uma live? É uma transmissão ao vivo por áudio e vídeo na internet. Existem várias formas de transmitir uma live, dentre elas podemos destacar os aplicativos das redes sociais, como o Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, Twitter e Tik Tok.

Cada rede social dessas tem suas particularidades, por isso antes de divulgar uma live é necessário aprender a usá-la. Também é importante conhecer os aplicativos que transmitem a live em mais de uma rede social, como por exemplo, o OBS Studio.  

Lembre-se que os espectadores da live podem assisti-la tanto pelo celular quanto pelo computador desde que tenham uma boa conexão de internet. Durante essa transmissão eles conseguem curtir, compartilhar, comentar e enviar perguntas para os anfitriões da live. 

Essa interação acontece porque a audiência considera que a pessoa que ministra a live tem carisma, autoridade e conhecimento sobre o tema. Por isso, é importante investir um tempo antes da live para fazer o planejamento e oferecer uma transmissão mais profissional.

 

O que fazer antes da live?

Quando você pensar em fazer uma live lembre-se que a pessoa que está do outro lado da tela espera receber um conteúdo relevante. Na transmissão ao vivo você está compartilhando conhecimento com a sua persona, por isso, você deve considerar as características demográficas e comportamentais, bem como as dores e desejos dela no momento de planejar a sua live. 

Outra coisa, antes de compartilhar qualquer tema por meio da live certifique-se que você conhece amplamente o assunto, para evitar repassar informações erradas ou produzir conteúdo que representa um desserviço para a sociedade. Não quero assustar você, mas é uma responsabilidade muito grande transmitir conhecimento para outras pessoas, você estará no papel de um professor, por isso tenha muito discernimento.

Se você pretende começar a fazer lives minha sugestão é participar como convidado de outra pessoa mais experiente, assim você ficará mais à vontade e confiante durante o processo. Bem como vai conseguir compreender a dinâmica da live e poderá fazer sozinho da próxima vez.

Fazer lives fortalece sua autoridade nas redes sociais, assim como ajuda a atrair novos seguidores. Se você decidir compartilhar live com outra pessoa, escolha com discernimento, lembre-se da sua persona, então, selecione uma pessoa que atua no mesmo nicho ou um nicho que agregue valor ao seu conteúdo.

Agora, vamos falar um pouquinho da parte técnica da live, o primeiro passo é aprender a utilizar o aplicativo que transmitirá a live, existem várias redes sociais que podem ser usadas conforme explicamos no início do texto. Nesse momento você precisa conhecer a dinâmica desses aplicativos para evitar constrangimentos durante a live.

É importante criar um calendário para as lives, como, por exemplo, toda a segunda-feira às 19h03min acontece a live de um determinado tema, assim você cria uma frequência de transmissões ao vivo e sua audiência fica aguardando ansiosamente por ela.

Você também deve elaborar um roteiro com os tópicos sobre o tema que será tratado na live, escreva mais ou menos uns 6 tópicos, isso ajudará você não se perder durante a transmissão. Bem como demonstrará mais profissionalismo para sua audiência. Com o roteiro em mãos você pode ensaiar, isso mesmo, ensaie para live, assim você terá mais segurança durante a transmissão ao vivo. 

Tente imaginar as perguntas que a audiência pode fazer e pesquise mais sobre elas. Ou, ainda, abra uma caixinha de perguntas nos stories para que os seguidores façam as perguntas antecipadamente, assim você ficará mais preparado.

Em seguida, faça uma arte de divulgação bem chamativa, nesse sentido escolha muito bem o título da live, pois ele será responsável por aguçar a curiosidade das pessoas para assistir a sua live. 

Poste a arte com antecedência nas redes sociais, tanto no feed quanto nos stories, envie nos grupos de Whatsapp ou Telegram, faça vídeos convidando as pessoas, e não esqueça de colocar o sticker de contagem regressiva para que elas possam ativar a notificação da live. E conforme o dia da transmissão for se aproximando, crie alguns lembretes nos stories.

 

O que fazer no dia da live?

No dia da live o primeiro passo é fazer um teste para verificar a conexão de internet e os equipamentos audiovisuais. Bem como, organize o ambiente onde será realizada a live, lembre-se de escolher um local mais clean, com uma boa iluminação e ausência de ruídos. Transmitir a live em um local com muitos elementos pode tirar a atenção dos espectadores, assim como os ruídos podem incomodar.

No início da live cumprimente as pessoas que estão entrando na transmissão e pergunte se o som e a imagem estão boas, assim você começa a fomentar os comentários, isso ajuda o algoritmo entender que sua live é relevante e entrega a notificação para mais pessoas. Bem como peça que eles compartilhem a live com os amigos e parentes para que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo.

Em seguida, faça a sua apresentação, aproveite para falar sobre sua formação e área de atuação. Bem como explique o tema da live para sua audiência. Também escreva um comentário com o tema da live e fixe para reforçá-lo, assim as pessoas que entrarem atrasadas conseguem identificar sobre o que você está falando.

O próximo passo é o desenvolvimento da live, ou seja, é o momento de explorar o conteúdo que você preparou no roteiro. Durante a sua explicação ou bate-papo (caso tenha um convidado) pare quando a audiência enviar perguntas, assim você deixará a live mais dinâmica e os participantes vão adorar. 

Caso não tenha convidado você também pode chamar as pessoas para fazer a pergunta ao vivo. Lembre-se que toda vez que você inclui uma pessoa na live, em especial, no Instagram as pessoas recebem notificação da live, isso ajuda muito a aumentar o alcance da transmissão.

No final da live peça para que os espectadores tirem um print da tela para compartilhar nas suas redes sociais marcando você, assim o seu conteúdo terá mais visibilidade. Bem como faça um resumo de todos os assuntos tratados durante a live.

Encerre a transmissão com uma CTA de impacto, ou seja, aproveite o momento para divulgar um produto ou serviço, uma próxima live, um artigo do blog, entre outros. E por fim, agradeça a atenção das pessoas que assistiram a live.

 

O que fazer depois da live?

Após a transmissão ao vivo é importante deixá-la gravada para que outras pessoas tenham acesso, quanto mais tempo a live estiver disponível, maior é a chance de conseguir mais audiência para o seu conteúdo. Lembre-se que nem sempre as pessoas estarão disponíveis para assistir a live no horário proposto por você.

Por isso, é importante que você conheça o aplicativo utilizado na transmissão, assim você poderá salvar a live e não perderá o conteúdo produzido. Também existem aplicativos que baixam a live no seu celular ou no computador para que você possa produzir outros conteúdos com fragmentos do vídeo. Por exemplo, no Instagram as lives ficam salvas no IGTV. Nesse caso, para baixar esse vídeo no celular você pode usar o app In Grabber.

Depois da live também é importante analisar os resultados isso ajuda a entender o comportamento da audiência, bem como a aceitabilidade do tema apresentado. Para tanto, utilize as ferramentas disponibilizadas no próprio aplicativo usado na live. Os indicadores mais utilizados nessa análise são o número de visualizações, tempo médio assistido, número de novos inscritos, horário de pico da transmissão, quantidade de comentários, entre outros.  

Espero que esse texto ajude você a preparar lives profissionais, caso tenha dúvidas, fique a vontade para deixar nos comentários.

 

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Tathiane Mantovani
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Redatora | Conteudista | Administradora | Especialista em Gestão de Pessoas | Especialista em Design Instrucional | Especialista em Psicopedagogia Institucional | Especialista em Marketing e Produção de Conteúdo | Especialista em Inbound Marketing.

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