[ editar artigo]

Imagem da marca: o que é e quais seus benefícios?

Imagem da marca: o que é e quais seus benefícios?

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, as empresas que desejam se destacar precisam adotar estratégias de marketing eficientes para sair na frente da concorrência, seja uma empresa de estrutura metálica para galpão, que possui um mercado mais específico, ou uma loja de roupas femininas, que tem um mercado mais abrangente.

E a marca de uma empresa tem um papel muito importante dentro das estratégias de marketing para impulsionar uma empresa no mercado.

Neste post iremos falar sobre o que é exatamente a imagem da marca e quais os seus benefícios. Fique conosco.

O que é imagem da marca?

A imagem da marca é como o consumidor percebe determinada marca no mercado. Ou seja, a imagem da marca é o reflexo da essência e personalidade de uma empresa. 

Uma distribuidora de motores elétricos weg, por exemplo, tem seu público cativo no mercado, pois trata-se de uma marca bem percebida no nicho automotivo. Isso não está ligado apenas ao alto padrão de qualidade do produto. 

A empresa realiza um trabalho de marketing focado na marca para que o público-alvo se identifique com ela.

A imagem ou reputação de uma marca está ligada diretamente à identificação do cliente com sua visão, valores e ações de negócio. 

Não à toa, é um grande desafio, para qualquer empresa, lançar sua marca no mercado e aplicar um marketing eficiente para que o público-alvo enxergue a empresa como uma marca positiva, capaz de atender às suas necessidades, que tem um papel importante no mercado, entre outras percepções.

Quais os benefícios que traz para o negócio a imagem da marca de uma empresa?

A marca de uma empresa é indispensável para que ela se coloque no mercado. A marca é a principal responsável por fazer com que os consumidores se identifiquem com a empresa. É por meio da marca que o cliente identifica os produtos de uma empresa, além de identificar também, as visões e valores da companhia.

Imagine uma empresa de purgador de vapor, por exemplo, que está no mercado há alguns anos, mas não conseguiu fortalecer sua imagem no mercado, certamente não irá sobreviver por muito tempo já que não gera identificação com seu público-alvo. 

Portanto, entre os benefícios que a imagem da marca de uma empresa é capaz de trazer, podemos citar:

  • Confiabilidade: uma imagem da marca desenvolvida com os princípios adequados para despertar uma identificação com o público gera maior confiabilidade da empresa no mercado. Os consumidores são capazes de olhar para aquela marca e logo identificar seus produtos e até mesmo seus princípios;

  • Valor financeiro: algumas empresas comercializam em bolsas de valores e são constantemente avaliadas. Uma imagem de marca positiva sempre gera melhor valor financeiro para uma empresa e maiores possibilidades de mercado;

  • Geração de novos clientes: quando uma marca é vista positivamente no mercado, certamente, as possibilidades de novos negócios e parcerias são muito maiores, afinal, uma empresa com uma imagem de marca positiva se destaca da concorrência, se desenvolve e tem sua visibilidade.

E então, gostou do nosso post sobre imagem de marca? Compartilhe com os amigos nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo.

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Usuário removido Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você