[ editar artigo]

[Com vídeo] Como funciona o IGTV do Instagram e quais os tipos de conteúdos interessantes para tal ferramenta?

[Com vídeo] Como funciona o IGTV do Instagram e quais os tipos de conteúdos interessantes para tal ferramenta?

O IGTV é um dos recursos do Instagram que podem ser atualizados a qualquer momento. A plataforma, que aceitava audiovisuais de apenas um minuto, passou a permitir o upload de vídeos de até 60 minutos de duração.

A criação de vídeos de 60 minutos é permitida para quem possui uma conta verificada no Instagram. Pessoas que não possuem tal conta podem postar vídeos de até dez minutos na plataforma.

Um dos objetivos é a geração de conteúdos relevantes que acompanhem as novas tendências de mercado. Hoje, os consumidores buscam conteúdos em formato de vídeo e por meio de dispositivos móveis. 

A ferramenta pode ser acessada por meio do aplicativo Instagram ou no pelo próprio aplicativo do IGTV, pois os dois são integrados. Também está disponível na versão desktop do Instagram.

Os vídeos são exibidos de acordo com o algoritmo do Instagram. Ele determina quais conteúdos são mais relevantes para os diferentes públicos.

Como funciona o IGTV do Instagram?

O IGTV pode ser acessado por todos os usuários do Instagram, tanto pelo ícone na tela inicial (localizado na área superior direita da tela) quanto pelo aplicativo do IGTV do Instagram. O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS. 

Além de o IGTV ser uma ótima alternativa para quem quer consumir conteúdo de qualidade, ele também pode ser utilizado para produzir conteúdo para a divulgação da sua empresa. Uma das vantagens da ferramenta é que os vídeos podem ser enviados diretamente para o Facebook; para isso, basta vincular a sua conta com o canal. Outro ponto interessante é que você pode mensurar a porcentagem média assistida por meio dos visualizadores e do gráfico de linhas de retenção de público. Vale lembrar que os vídeos são verticais e seguem o padrão dos stories do Instagram. Os vídeos postados no IGTV ficarão disponíveis em seu perfil, juntamente com os stories destacados.

Para criar uma conta no IGTV é bem simples, basta acessar o ícone da TV ao lado do Direct ou baixar o aplicativo IGTV do Instagram. Depois, clique no ícone de configurações e selecione a opção “criar conta”.  Prontinho, sua conta será criada automaticamente com o nome do seu Instagram.

Os vídeos não podem ser diretamente gravados do Instagram: é preciso fazer o upload dos vídeos da galeria do próprio celular ou de seus arquivos do desktop. Eles devem ter no máximo 5,4GB de memória, com resolução de até 4K. Para postar seu vídeo basta clicar no ícone do seu perfil, tocar no sinal  “+” e clicar em publicar. Dessa forma, o vídeo será publicado e será enviada uma notificação aos seus seguidores.

Tipo de conteúdos que podem ser utilizados na sua estratégia de  marketing

Para que o seu vídeo impacte o público de forma positiva é preciso criar conteúdos relevantes, com qualidade e que possuam elementos visuais que chamem a atenção. Os vídeos no formato tutorial geralmente são práticos e curtos e têm como propósito ensinar algo ao público. Os tutoriais são muito utilizados nas estratégias de marketing, pois dão mais credibilidade ao seu negócio e passam confiabilidade para os seguidores. Essa é uma ótima maneira de fidelizar o público à sua marca.

Outro formato de vídeo que pode ser utilizado na sua estratégia de marketing é o que fala sobre “curiosidades”. Isso permite que os seguidores interajam mais, o que traz mais reconhecimento da marca. Já os webinars estão super em alta! Muitos profissionais de marketing estão utilizando esse formato por serem interativos e didáticos, fator determinante para a geração de leads. Portanto, é sempre bom estar de olho nas novidades do mercado! 

Mais um detalhe: a plataforma só aceita vídeos na vertical e para que o público seja atingido positivamente é importante prestar atenção na qualidade do conteúdo e na estética do vídeo. Dessa forma, é possível encantar os seguidores e conquistar a audiência na plataforma.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você