[ editar artigo]

Como utilizar as redes sociais nas estratégias de marketing digital

Como utilizar as redes sociais nas estratégias de marketing digital

Muito se tem falado sobre a importância das redes sociais nos dias atuais. Afinal, estamos falando de canais valiosos para que empresas e marcas alcancem o público com assertividade, atraiam mais clientes e construam uma boa credibilidade de mercado. 

Por essa razão, podemos afirmar, com segurança, que as empresas que não investirem nas redes sociais dificilmente permanecerão ativas no mercado. Isso porque elas são os canais mais eficientes para manter uma comunicação clara e transparente com os clientes. 

No entanto, muitos profissionais ainda negligenciam a importância das redes, seja por não conseguirem se adaptar ao mundo digital ou por não conhecerem os ganhos destes canais. 

O fato é que montar uma estratégia nas redes sociais é fundamental para quem deseja crescer de forma sustentável e alcançar bons resultados. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com passos infalíveis para você montar uma estratégia assertiva nas redes sociais utilizando o marketing digital. Continue lendo e confira!

1. Defina o objetivo da sua estratégia 

Antes de mais nada, é importante mencionar que tudo em uma estratégia de marketing exige planejamento. Dito isto, o primeiro passo para montar a sua ação é definir justamente o que você espera dela. 

Chegou a hora de estabelecer as metas e entender quais são as necessidades da sua empresa. Os objetivos podem ser variados, como:

  • Melhorar os processos de atendimento ao cliente;

  • Aumentar o tráfego do seu blog;

  • Construir uma presença digital forte da marca;

  • Aumentar as vendas de motor elétrico usado, por exemplo;

  • Fidelizar clientes. 

2. Conheça seu público-alvo

De nada adianta criar uma série de perfis nas redes sociais se você não sabe quem realmente tem interesse em seus conteúdos. Por isso, é fundamental conhecer e, posteriormente, definir o público-alvo do seu negócio. 

Para isso, você pode realizar pesquisas simples de mercado, a fim de obter características individuais do público, tais como: gênero, idade, religião, renda mensal, preferências sobre os produtos de interesses (como divisórias de vidro para escritório), entre outros. O ideal é se aprofundar e, para isso, é preciso definir sua persona. 

Em resumo, a persona é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal para o seu negócio. Ela reflete dados mais precisos, como as preferências de consumo, estado civil, necessidades, profissão, e por aí vai…

3. Escolha os canais 

Outro passo fundamental para montar uma estratégias nas redes sociais é escolher os canais ideais para os seus negócios. Lembre-se que o mais importante é marcar presença nos espaços que o seu público está. 

Por isso, antes de criar uma série de perfis, faça uma pesquisa e descubra quais são as redes em potencial para o seu negócio. Se você trabalha com aluguel de betoneira, por exemplo, é interessante apostar no LinkedIn, já que é uma rede de negócios.

4. Crie conteúdos de valor 

Por último, e não menos importante, vale destacar que os consumidores mudaram - e muito! - com o avanço da internet. Hoje, eles não querem mais receber abordagens de vendas, e sim conteúdos que informem e agreguem valor. 

Portanto, não fique promovendo seus produtos e serviços a todo momento. Trabalhe com a produção de conteúdos relevantes, como dicas, tutoriais, tendências… Ou seja, resolva um problema e mostre que o seu público pode confiar em você.

Gostou do nosso post sobre como montar uma estratégia nas redes sociais utilizando o marketing digital?

Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você